PANCRÁCIO NO RIO DAS COBRAS: UM USO DE LITERATURA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
História – Ensino - Literatura.Resumo
Este artigo realiza uma análise reflexiva sobre o uso da literatura no ensino de História da Educação Básica, a partir de experiências propiciadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFPI com estudantes da rede pública de ensino, na realização de projeto de intervenção pedagógica com texto literário (crônicas) em sala de aula. Nesta empreitada dialogamos com autores como Bittencourt (2011), Botelho (2013), Freire(1996), Fonseca(1990), Queiroz(2006), dentre outros. Os sujeitos deste trabalho foram os alunos do nono ano do ensino fundamental. Como resultado do estudo destacamos a possibilidade de uso exitoso da literatura nas aulas de História.Downloads
Downloads
Publicado
2014-09-29
Edição
Seção
ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Caminhos de pesquisa (Parte I)
Como Citar
FERREIRA, Ronyere. PANCRÁCIO NO RIO DAS COBRAS: UM USO DE LITERATURA NO ENSINO DE HISTÓRIA. História e Diversidade, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 13, 2014. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/historiaediversidade/article/view/33. Acesso em: 10 abr. 2025.