O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA

Autores

  • Raimundo Santos de Castro
  • Ademir Donizeti Caldeira

Palavras-chave:

Wittgenstein, educação matemática, Etnomatemática

Resumo

O presente texto tem por objetivo discutir aspectos da filosofia de Wittgenstein presentes nas obras Tractatus Logico-Philosophicus e Investigações Filosóficas. A intenção é realizar a “costura analítica” de algumas ideias de seus dois principais escritos, levantando principalmente no último, questões que possibilitem contribuir para os debates em Educação Matemática que visam constituir uma base teórica para a Etnomatemática. Para tanto, com o auxílio de autores que trataram do pensamento wittgensteiniano e de estudos que abordaram suas noções, busca-se elaborar argumentos acerca da constituição de diversas formas de ver e conceber o conhecimento, neste caso mais precisamente o conhecimento matemático, compreendido com uma linguagem sem a pretensão de universalidade e da qual fazemos uso cotidianamente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

CASTRO, Raimundo Santos de; CALDEIRA, Ademir Donizeti. O PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM A DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 175–189, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1095. Acesso em: 6 mar. 2025.