O professor do ensino superior: concepções a volta dos critérios de formação e de recrutamento de professores para o ensino superior em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12612

Palavras-chave:

Ensino superior;, Formação de professores, Qualidade do ensino, Moçambique

Resumo

O estudo analisa a formação de professores universitários em Moçambique, evidenciando a
necessidade de uma qualificação mais específica, além da formação acadêmica. Partiu-se da seguinte
hipótese: não se conhece ou é ignorado a diferença entre professor do ensino superior e indivíduo com nível
superior. O estudo qualitativo baseado em entrevistas com professores universitários e revisão bibliográfica,
investigou a formação e perfil dos docentes do ensino superior. Utilizou se análise de conteúdo para identificar
padrões e temas recorrentes nos dados coletados. Os resultados indicam que, embora a maioria dos docentes
possua mestrado ou doutorado, há uma carência de formação pedagógica específica. A pesquisa destaca a
necessidade de uma formação mais específica em pedagogia, além da formação acadêmica, para garantir
a qualidade do ensino. Também destacou a importância de políticas públicas que incentivem a formação
contínua e desenvolvimento profissional dos docentes. 

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Biografia do Autor

  • Osvaldo Francisco de Carvalho Choe, Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza, Moçambique

    Doutorando em Energia e Meio ambiente (Universidade Pedagógica de Maputo), Mestre em Educação/Formação de Formadores (Universidade Pedagógica-Beira). Docente no Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza, Moçambique

    E-mail hbvavo@gmail.com ,ORCID: https://orcid.org/0009-0002-4441-0629  

  • Bobone Dualia Chamo, Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza, Moçambique

    Doutorando em Energia e Meio Ambiente, pela Universidade Pedagógica de Maputo, Mestre em Relações Internacionais, Negócio, Empreendedorismo e Inovação Internacionais, Mestre em Ciências Militares e Licenciado em Ensino de Física pela Universidade Pedagógica, Docente no Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza” Email: bobonedualia@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0009-0008-4278-2107

  • João Francisco de Carvalho Choé, Universidade Púnguè - Moçambique

    Doutorando em Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica de Maputo, Mestre em Educação/Psicologia Educacional pela Universidade Licungo, Licenciado em Psicologia Escolar pela Universidade Licungo, Docente da Universidade Púnguè - Moçambique. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8497-9794  Email: jcarvalhochoe@gmail.com

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

CHOE, Osvaldo Francisco de Carvalho; CHAMO, Bobone Dualia; CHOÉ, João Francisco de Carvalho. O professor do ensino superior: concepções a volta dos critérios de formação e de recrutamento de professores para o ensino superior em Moçambique. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402412, 2024. DOI: 10.30681/faed.v40i.12612. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12612. Acesso em: 29 mar. 2025.