Aprender na convivência: uma pedagogia Mẽbêngôkre

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Palavras-chave:

Mẽbêngôkre/Kayapó, Cultura Mẽbêngôkre, Pedagogia do aprender, Convivência

Resumo

No cotidiano Mẽbêngôkre as crianças aprendem pela convivência, cujas relações com os velhos/as e com seus pares ativam o olhar, o escutar, o brincar e o fazer, sentidos que levam ao saber bem, assim, compreendemos que há ensinamentos em tudo no território. É a partir desse pensamento que escrevemos, pautando-nos em vivências e experiências de pesquisa de tese com os Mẽbêngôkre, no intuito de compreendermos como ocorrem as práticas do aprender na educação Mẽbêngôkre, as quais lhes possibilitam manter vivas a tradição, os costumes e a cultura. Visualizamos uma pedagogia do aprender que se diferencia do processo educacional praticado na escola, uma vez que a cultura, assim como a tradição desse povo, não necessita da escola para ser desenvolvida, é, antes de tudo, uma aprendizagem arraigada no território, de profundo respeito com o meio, onde cuidam e produzem os corpos, tornando-os fortes para a vida adulta. 

 

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Biografia do Autor

  • Dra. Dilma C. Ferreira, Universidade Federal do Tocantins-PGEDA

    Doutora em educação na Amazônia (PGEDA/UFT), professora da educação básica.
    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2144-9387
    Email: dilma1992cf@gmail.com

  • Dr. Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins

    Doutor em Educação pela UFPR, professor da Universidade Federal do Tocantins, Palmas/TO.
     ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7341-7099
    Email: idemar@mail.uft.edu.br

Referências

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Referências Orais

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Publicado

2024-11-08

Como Citar

Aprender na convivência: uma pedagogia Mẽbêngôkre. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402415, 2024. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12874.. Acesso em: 21 nov. 2024.

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