Esporte no contexto escolar: organização do espaço e tempo extracurricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v40i.13110

Palavras-chave:

projeto extracurricular, jovens atletas, gestão, pedagogia do esporte

Resumo

A escola tem assumido o fenômeno esportivo nos programas extracurriculares como possibilidade para a apropriação da cultura, ampliação das relações sociais, aprendizagens cognitivas, saúde, dentre outras. Contudo, sabemos pouco sobre a organização do esporte como programa extracurricular na escola. Assim, o objetivo deste estudo é investigar a organização do esporte em contexto extracurricular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que analisa os resultados dos Jogos Escolares da Juventude em Mato Grosso para identificar as escolas com destaque no cenário esportivo, selecionando aquelas com maior participação na fase estadual entre 2016 e 2019. A partir das manifestações de gestores (direção e coordenação), evidenciou-se que a organização do esporte extracurricular tem a predominância da informalidade, apesar da percepção que o esporte contribui de forma positiva no desenvolvimento de jovens.

Downloads

Biografia do Autor

  • Edesio Rodrigues da Silva Junior, Universidade Federal de Mato Grosso

    Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFMT, Linha de Pesquisa Dinâmica do Esporte no Desenvolvimento e Desempenho Humano. Atualmente é Técnico Desportivo da Faculdade de Educação Física da UFMT. Tem experiência na Educação física escolar e esportes. Membro do Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (LEAPE). Dedica-se a estudos a Pedagogia do esporte, com ênfase na Educação Física escolar e Participação de jovens no esporte

  • Carine Collet, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutora em Dinâmica do Esporte no Desenvolvimento Humano (PPGEF/UFMT). Doutora e mestra em Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Integrante do Laboratório Multidisciplinar em Esporte (LEME) e do Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisas em Esporte (GEPPE) da UFRGS. Realizou estágio de pesquisa na Facultad de Ciencias del Deporte da Universidad de Extremadura (Espanha). Tem experiências na área da Educação Física com ênfase na Pedagogia do Esporte. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento esportivo em longo prazo, esportes coletivos, voleibol, processo de ensino-aprendizagem-treinamento e avaliação do desempenho.

  • Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André, Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso. É Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação do Instituto de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional com polo na Faculdade de Educação Física, com coordenação nacional da UNESP, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso. É líder do GEEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso, MT. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Educação Física Escolar. Atualmente dedica-se aos estudos das práticas pedagógicas, das metodologias de ensino para Educação Física Escolar e história e memória da Educação Física e do Esporte.

  • Riller Silva Reverdito, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Adventista de São Paulo (FAH/UNASP), Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (FACIS/UNIMEP), na área de concentração Movimento Humano, Cultura e Educação, Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP), na área de Biodinâmica do Movimento e Esporte, e Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra (UC, Portugal). Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEF/UFMT). Coordena o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (CIPEEF). Atua na área de Educação Física e Esporte, na linha de pesquisa Movimento Humano, Esporte e Educação, com ênfase em Pedagogia do Esporte, Educação Física Escolar, Desenvolvimento dos Jovens no Esporte e Avaliação de Impacto Social.

Referências

ALMEIDA, Gabriela Fernanda Santos; Gusmão, Marco Aurélio Dias; ROCHA, Fernanda Cardoso; Cunha, Alexandre Alves Caribé da; Silva. Laura Lílian Ferreira. Motivação para a prática do futebol de campo: um estudo com jovens atletas. RENEF, Montes Claros, v. 9, n. 13, p. 02–12, 2020.

ARANTES, André Almeida Cunha; RUBIO, Kátia. Jogos Escolares Brasileiros: rastros acadêmicos por meio de uma revisão de literatura. Olimpianos, Journal of Olympic Studies, v. 6, p. 285-302, 2022.

BALZANO, Otávio Nogueira; RODRIGUES, Abraham Lincoln de Paula; SILVA, Gilberto Ferreira da; MUNSBERG, João Alberto Steffenl. O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, p. 1-11, 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BENDRATH, Eduard Angelo.; BASEI, Andréia Paula. Atividades Complementares Curriculares (ACCs) como política educacional no estado do Paraná. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 104–126, 2018.

BENITES,Larissa Cerignoni; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; MILISTETD, Michel; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Análise de conteúdo na investigação pedagógica em educação física: estudo sobre estágio curricular supervisionado. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 35-50, 2016.

BRUNER, Mark W; EYS, Mark A; WILSON, Kathleen S; CÔTÉ, Jean. Group cohesion and positive youth development in team sport athletes. Sport, Exercise, and Performance Psychology, v. 3, n.4, 219-227, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

CANAN, Felipe. Planejamento e organização da competição esportiva pedagógica para crianças e adolescentes: um exemplo no basquetebol. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 259-268, 2018.

CARBINATTO, Michele. Vivian; TSUKAMOTO, Mariana; LOPES, Priscila; NUNOMURA; Myrian. Motivação e ginástica artística no contexto extracurricular. Conexões, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 124–145, 2010.

CARVALHO, Rosiméria Maria Braga de. Análise da relação entre o esporte e desempenho escolar: um estudo de caso, 2017. 000f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). FCSEA - Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração. Universidade Lusófona de Humanidades Tecnologias, Lisboa, 2017

CIAMPOLINI, Vitor; MILISTETD, Michel; MILAN, Fabrício João; PALHETA, Carlos Ewerton; SILVA, Narbal; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Percepções sobre um projeto esportivo organizado para o desenvolvimento de habilidades para a vida. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, Brasília, v.10, n. 1, 62-85. 2020.

GALATTI, Larissa Rafaela; LEONARDI, Thiago José; REVERDITO, Riller Silva; ANTONELLI, Mariana; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte: contextos , evolução e perspectivas para o esporte paralímpico na formação de jovens. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 19, n. 03, p. 38-44, 2015.

GALATTI, Larissa Rafaela. et al. Pedagogia do esporte educação física escolar: uma proposta considerando as modalidades coletivas. In: GALATTI, Larissa. SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo Cesar; PAES, Roberto Rodrigues (Orgs.). Múltiplos cenários da prática esportiva: Pedagogia do Esporte -vol. 2. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2017, p. 151-171.

GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues; COLLET, Carine; SEOANE, Antonio Montero. Esporte Contemporâneo: Perspectivas Para a Compreensão Do Fenômeno. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 22, n. 3, p. 115–127, 2018.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Locais da memória: histórias do esporte. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p. 79-86, 2005.

GUEDES, Neide Cavalcante. A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola. EnPe - Ensino em perspectiva, Fortaleza, v.2 n. 2, p. 1–9, 2021.

GHIDETTI, Felipe Ferreira. Pedagogia do esporte e educação física: a convergência na busca da autonomia em relação aos significados culturais do esporte. Movimento, Porto Alegre, v. 26, e26034, p. 1-15, 2020.

HIRAMA, Leopoldo Katsuki; JOAQUIM, Cássia dos Santos, COSTA, Roberto Rocha; MONTAGNER, Paulo César. Propostas interacionistas em pedagogia do esporte: aproximações e características. Conexões, Campinas, v. 12, n. 4, p. 51-68, 2014.

HIRAMA, L. K. et al. Pedagogia do esporte e intervenções em projetos sociais. In: GALATTI, Larissa. SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo Cesar; PAES, Roberto Rodrigues (Orgs.). Múltiplos cenários da prática esportiva: Pedagogia do Esporte -vol. 2. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2017, p. 193 - 213.

ICCE, International Council for Coaching Excellence. International Sports Coaching Framework Version 1.2, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Práticas de organização e gestão da escola: objetivos e formas de funcionamento a serviço da aprendizagem de professores e alunos. Secretaria Municipal de Educação de Cascavel (PR), p. 1–25, 2015.

LOPES, Priscila., NUNOMURA, Myrian. Motivação para a prática e permanência na ginástica artística de alto nível. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.21, n.3, p.177-87, 2007.

LUGUETTI, Carla Nascimento; DANTAS, Luiz Tourinho, NUNOMURA, Myrian; BÖHME, Maria Tereza Silveira. Práticas esportivas escolares na cidade de Santos-SP: o ponto de vista dos professores/treinadores. Motriz. Journal of Physical Education, Rio Claro-SP, v. 19, p. 10-21, 2013.

LUGUETTI, Carla Nascimento; BASTOS, Flávia da Cunha; BÖHME, Maria Tereza Silveira. Gestão de práticas esportivas escolares no ensino fundamental no município de Santos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.25, n.2, p.237-49, 2011.

LUGUETTI, Carla Nascimento; FERRAZ, Osvaldo Luiz; NUNOMURA, Myrian; BÖHME, Maria Tereza Silveira. O planejamento das práticas esportivas escolares no ensino fundamental na cidade de Santos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Paraná, v. 37, n.4, p.314-322, 2015.

MACHADO, Gisele Viola. Pedagogia do Esporte: organização, sistematização, aplicação e avaliação de conteúdos esportivos na educação não formal. 2012. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

MACHADO, Gisele Viola.; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do Esporte E O Referencial Histórico-Cultural: Interlocução Entre Teoria E Prática. Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 414–430, 2014.

MACHADO, Gisele Viola et. al. Pedagogia do esporte: A gestão do esporte em projetos sociais. In: GALATTI, Larissa. SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo Cesar; PAES, Roberto Rodrigues (Orgs.). Múltiplos cenários da prática esportiva: Pedagogia do Esporte -vol. 2. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2017, p. 173 – 192.

MOREIRA, Tatiana Sviesk; SANTOS, Silvan Menezes dos; SILVA, Marcelo Moraes e; SOUZA, Doralice Lange de. Os conceitos de “Cultura Esportiva” e “Habitus Esportivo”: Distanciamentos e aproximações. Educación Física y Ciencia, Buenos Aires, v.18, n.1, 2016.

OLIVEIRA, Ueliton Peres de; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti; OLIVEIRA,Raul Angel Carlos; GRUNENNVALDT, José Tarcísio; REVERDITO, Riller Silva. O Esporte e o Lazer em Contextos de Medidas Socioeducativas no Brasil. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, 2020.

PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: ROSE JUNIOR, Dante de et al. Esporte na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed. 2009, p. 73–83.

PESERICO, C. S. KRAVCHYCHYN, C.; OLIVEIRA, A. A. B. D. Análise da relação entre esporte e desempenho escolar: um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 260-277, 2015.

PERES, André Luis Xavier et al. a Motivação Para a Prática Esportiva Dos Jovens: Uma Revisão Integrativa. FIEP Bulletin On-line, v. 88, n. 1, 2018.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. Sport pedagogy: current panorama and conceptual analysis of the main approaches. Motriz. Journal of Physical Education, v. 15, n. 3, p. 600–610, 2009.

REVERDITO, Riller Silva. Pedagogia do Esporte e Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano: indicadores para avaliação de impacto em programa socioesportivo. 2016. 209f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

REVERDITO, Riller Silva.; SCAGLIA, Alcides José; GALATTI, Larissa Rafaela.; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do Esporte: possibilidades para o convívio com o esporte no contexto escolar. SILVA, J, V, P. da; GONÇALVES-SILVA, L. L.; MOREIRA, W. W. (Orgs.). Educação Física e seus diversos olhares. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2016, p. 55-76.

RODRIGUES, Heitor de Andrade; GARCIA FILHO, Hélio Rubens; WOODBURN, Andrea; CUNDARI, Glenn. O mentoring como estratégia de desenvolvimento profissional de um treinador de basquetebol de alta performance. Journal Physical Education, Maringá, v, 31, n. 1, p. e-3153, 2020.

SANTOS, Marco Aurélio Gonçalves Nóbrega dos; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení. O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 65-78, 2011.

SANTOS, Edmilson Santos dos; MILANI, Fernanda Gimenez; REVERDITO, Riller Silva; STAREPRAVO, Fernando Augusto. O Financiamento do Esporte e do Lazer pelos Municípios do Estado do Mato Grosso de 2005 a 2008. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 22, n.1, 2019.

SILVA, Daianne Pedrosa da; NÓBREGA, Roberto; MORARES, José Fernando Vila Nova de; CAMPBELL, Carmen Sílvia Grubert. Impacto das atividades esportivas, informática e música sobre a vida de alunos de escola com educação em tempo integral. Motrivivência, Florianópolis, v. 24, n. 39, p. 142-150, 2012.

TAVARES, Mayara Almeida; FONSECA, Sofia; LOPES, António; GALATTI, Larissa Rafaela; REVERDITO, Riller Silva. Relação treinador-atleta e a experiência positiva de jovens no esporte extracurricular. Cuadernos de Psicología del Deporte, v. 21, n.1, 146–161, 2021.

TRUDEL, Pierre; GILBERT, Wade; RODRIGUE, François. The Journey from Competent to Innovator: Using Appreciative Inquiry to Enhance High Performance Coaching. AI Practitioner, v. 18, n. 2, 2016.

TOZETTO, Alexandre Bobato; MILISTETD Michel; COLLET, Carinet; ILHA, Tayná; ANELLO, Jairo; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Treinadores de basquetebol: Os desafios da prática no ambiente de formação esportiva. Cuadernos de Psicología del Deporte, v. 19, n. 1, p. 291-301, 2019.

UNGHERI,Bruno Ocelli; DA SILVA PINTOS, Ana Elenara; CAPI, André Henrique Chabaribery; ALENCAR, Glauber Starling de; MIRANDA, Pedro Claver Barcelos de. Trabalho em rede e intersetorialidade nas políticas públicas de lazer e esporte de ouro preto / MG. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v.8, n.1, p. 18–37, 2021.

UNESCO. Carta Internacional da Educação Física e do Esporte. 21 de novembro de 1978. Biblioteca Digital da UNESCO. 2012. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000216489_por?posInSet=1&queryId=514f1c13-9368-4a5f-89ce-acc3642414af.

Downloads

Publicado

2024-12-08

Como Citar

SILVA JUNIOR, Edesio; COLLET, Carine; MOREIRA, Evando; REVERDITO, Riller. Esporte no contexto escolar: organização do espaço e tempo extracurricular. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402421, 2024. DOI: 10.30681/faed.v40i.13110. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/13110. Acesso em: 30 mar. 2025.