Relações entre o uso do software IRaMuTeQ e a teoria das representações sociais: possibilidades para pesquisas em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v40i.13256

Palavras-chave:

: Representações sociais, Tratamento de dados, Formação docente

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a possibilidade da articulação entre o uso do software IRaMuTeQ e a teoria das representações sociais em pesquisas no campo da educação. A Classificação Hierárquica Descendente (CHD) produzida pelo IRaMuTeQ exemplifica uma de suas funções nos resultados dos trabalhos de Santos (2021), que analisou as representações sociais da Educação Física Escolar por docentes de cursos de licenciatura, de Santos e Campos (2022), que identificaram as representações sociais de Práticas Inclusivas de professores de Educação Física e, o estudo de Santana (2023) acerca de representações sociais da matemática escolar por futuros professores em suas trajetórias formativas e a dimensão afetiva dessas representações. O uso do IRaMuTeQ e a CHD no campo da Educação Física Escolar e da Matemática Escolar com o embasamento da TRS, auxiliou no avanço e no aprofundamento das análises lexicográficas e na dinâmica dos grupos pesquisados em relação aos objetos estudados.

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Biografia do Autor

  • Professor Dr. Bruno Viviani dos Santos, SEEDUC-RJ

    Doutor em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Professor de Educação Física da Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

  • Professora Dra. Maurecilde Lemes da Silva Santana, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Currículo do Ensino Fundamental - Conteúdos e Metodologias para os anos iniciais pela Universidade do Estado de Mato Grosso e em Psicopedagogia (UFRJ). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso, na Faculdade de Educação e Linguagem (FACEL), Campus Universitário Jane Vanini, em Cáceres-MT. 

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Publicado

2025-01-28

Como Citar

VIVIANI DOS SANTOS, Sr. Bruno; LEMES DA SILVA SANTANA, Maurecilde. Relações entre o uso do software IRaMuTeQ e a teoria das representações sociais: possibilidades para pesquisas em educação. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402426, 2025. DOI: 10.30681/faed.v40i.13256. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/13256. Acesso em: 14 mar. 2025.