Inglês para os anos iniciais – uma semana de Halloween para as crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v40i.13264

Palavras-chave:

Aprendizagem de LI, Halloween, Anos inciais do Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência do projeto “Semana do Halloween”, realizado com estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em um município de Mato Grosso. O objetivo foi promover o aprendizado da língua inglesa por meio de atividades interativas e culturais relacionadas ao tema do Halloween. Os resultados indicaram que os alunos participaram ativamente, desenvolvendo atividades individuais e, principalmente, em equipe, de forma harmoniosa e com maior interesse pela língua inglesa. Apesar da resistência inicial de dois alunos, o projeto criou um espaço onde as crianças puderam se expressar oralmente, fisicamente e artisticamente, integrando suas participações com os colegas e a professora.

Downloads

Biografia do Autor

  • Letícia Adrielly Silva, UNEMAT

    Licenciada em Letras - Português/Inglês/Literaturas pela instituição de ensino Universidade do Estado de Mato Grosso. 2020. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso. 2023. Membro do grupo de pesquisa GEPENEL - Grupo de Estudos sobre Pesquisa Narrativa no Ensino-aprendizagem de Línguas. 2023-2024. Servidora do Município de Cáceres - Mato Grosso. 2024. Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso. 2024.

Referências

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative Inquiry: Experience and Story in Qualitative Research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

DONATO, R. Collective scaffolding in second language learning. In: LANTOLF, J. P.; APPEL, G. (Eds.). Vygotskian Approaches to Second Language Research. Norwood: Ablex Publishing, 1994. p. 33-56.

McCORMICK, D. E.; DONATO, R. Jointly constructed narrations: Learner’s emerging second language linguistic patterns. Modern Language Journal, v. 85, n. 2, p. 138-157, 2001.

OHTA, A. S. Second Language Acquisition Processes in the Classroom: Learning Japanese. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2000.

VASSALLO, S. C.; TELLES, J. A. Diários de professores de línguas: identidades e reflexões. Campinas: Pontes Editores, 2008.

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

WOOD, D.; BRUNER, J. S.; ROSS, G. The role of tutoring in problem-solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 17, n. 2, p. 89-100, 1976.

Downloads

Publicado

2025-01-18

Como Citar

SILVA, Letícia Adrielly. Inglês para os anos iniciais – uma semana de Halloween para as crianças. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402425, 2025. DOI: 10.30681/faed.v40i.13264. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/13264. Acesso em: 30 mar. 2025.