A relevância dos programas de incentivo à participação feminina nas ciências exatas e tecnológicas (STEAM): estudo de caso do acampamento de codificação para jovens mulheres Africanas - CODING CAMP (MOÇAMBIQUE - 2023)
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13319Palavras-chave:
Participação feminina, Ciências Exatas e Tecnológicas (STEAM), Coding Camp, Empoderamento FemininoResumo
Este artigo examina a importância dos programas que incentivam a participação feminina nas Ciências Exatas e Tecnológicas (STEAM), com foco no programa Raparigas Africanas Conectadas - Coding Camp, realizado na Universidade Púnguè, em Chimoio, Moçambique, de 23 a 29 de outubro de 2023. O objetivo do programa foi capacitar jovens africanas, principalmente raparigas moçambicanas, em habilidades essenciais de programação e tecnologia da informação, competências cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho digital. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com caráter analítico. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 8 raparigas, complementadas por relatórios oficiais do evento. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise qualitativa. Os resultados da pesquisa indicam que as raparigas que participaram do programa adquiriram conhecimentos técnicos significativos em áreas como programação, robótica e resolução de problemas. Além disso, o programa proporcionou um notável aumento na autoestima, confiança e habilidades de liderança das participantes. Esse desenvolvimento foi um dos principais benefícios do Coding Camp, que não apenas capacitou as jovens em competências técnicas, mas também as empoderou pessoalmente, contribuindo para seu crescimento no âmbito profissional e social. O estudo conclui que programas como o Coding Camp desempenham um papel crucial na promoção da inclusão feminina em campos de grande potencial, como as ciências exatas e tecnológicas, tradicionalmente dominados por homens.
Downloads
Referências
AMADO, J. A. Pesquisa qualitativa: conceitos e práticas. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
CHERYAN, S.; VALLIYAL, S.; WANG, L. et al. How is technology perceived? The impact of gender stereotypes on perceptions of computer science and related fields. Psychology of Women Quarterly, v. 41, n. 3, p. 306-324, 2017.
ERTL, H.; KOLB, S.; LÖSCH, K. Empowering women through technical education: the role of mentoring in STEM fields. Educational Technology Research and Development, v. 65, n. 1, p. 1-15, 2017.
FAULKNER, W. The technology question in feminism: A view from feminist technology studies. Women's Studies International Forum, v. 30, n. 1, p. 16-29, 2007.
HE, Y.; FREEMAN, S. Women in entrepreneurship and technological innovation. Entrepreneurship and Innovation, v. 25, n. 4, p. 211-225, 2019.
HILL, C.; CORBETT, C.; ST. ROSE, A. Why so few? Women in science, technology, engineering, and mathematics. Washington, D.C.: American Association of University Women, 2010.
KERGOAT, D. La question du genre et du développement. Le Mouvement Social, n. 212, p. 7-27, 2009.
MENEZES, R. O impacto dos programas de inclusão digital no empoderamento feminino em Moçambique. Revista de Desenvolvimento Social, v. 18, p. 125-134, 2022.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
MORLEY, L.; LUGG, R. Barriers to gender equality in higher education: an exploration of women’s under-representation in STEM. Gender and Education, v. 21, n. 3, p. 383-400, 2009.
OLIVEIRA, M. R. O impacto de programas de empoderamento feminino na autoestima e liderança. Revista Brasileira de Educação, v. 25, n. 2, p. 205-220, 2020.
PAGE, S. E. The difference: How the power of diversity creates better groups, firms, schools, and societies. Princeton University Press, 2007.
PAPERT, S. Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. Basic Books, 1993.
RESNICK, M.; MALONEY, J.; MONROY-HERNANDEZ, A. et al. Scratch: Programming for all. Communications of the ACM, v. 52, n. 11, p. 60-67, 2009.
SAXENA, A. Empowering women through technology: The impact on community development. Journal of Technology in Human Services, v. 35, n. 1, p. 33-46, 2017.
SCHIEBINGER, L. Has feminism changed science? Signs: Journal of Women in Culture and Society, v. 27, n. 1, p. 100-107, 2001.
SEN, A. Development as freedom. Oxford University Press, 1999.
SÁINZ, M.; ECCLES, J. S. Gender differences in STEM education: The role of socialization and stereotype threat. Gender and Education, v. 24, n. 2, p. 177-196, 2012.
SILVA, M.; PIMENTEL, A. O papel de programas educacionais em promover a igualdade de gênero nas ciências. Revista Brasileira de Educação e Tecnologia, v. 7, n. 2, p. 33-47, 2021.
STOET, G.; GEARY, D. C. The gender equality paradox in science, technology, engineering, and mathematics education. Psychological Science, v. 29, n. 4, p. 459-472, 2018.
SENKEVICS, P.; LEE, C.; ANDERSON, A. et al. Modernizing agriculture in Mozambique through digital innovation. International Journal of Agricultural Sustainability, v. 19, n. 2, p. 198-214, 2021.
UNESCO. Education and gender equality: Advancing opportunities for women and girls. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2020.
UNESCO. Women in science. UNESCO Science Report: Towards 2030. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2017.
UNION AFRICAINE. African Girls Can Code Initiative: Building women entrepreneurs in technology. Addis Ababa: African Union, 2015.
UNIÃO INTERNACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (UIT). The ICT gender gap. Geneva: International Telecommunication Union, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigues Domingos Manlia, Msc. Anfíbio Z. Huo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".