Perspectiva de uma mãe: o papel central da família na trajetória de aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13623

Palavras-chave:

Autismo, Familia, Apoio, Desafio

Resumo

O autismo é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades na interação social, comunicação e comportamentos repetitivos. Este estudo analisou os impactos dessa condição nas famílias, com ênfase nos desafios enfrentados pelos pais e cuidadores. A metodologia adotada envolveu uma revisão da literatura sobre o tema, complementada por uma entrevista qualitativa com a mãe de uma criança autista. A entrevista permitiu uma análise aprofundada das dificuldades diárias, das estratégias de enfrentamento e do impacto emocional e social do diagnóstico. Os resultados apontam que o autismo pode gerar sobrecarga emocional e financeira nas famílias, exigindo suporte contínuo. Além disso, a disponibilidade de assistência psicológica e educacional mostrou-se essencial para a adaptação dos cuidadores. Conclui-se que o fortalecimento de redes de apoio e políticas públicas inclusivas são fundamentais para minimizar os desafios enfrentados, promovendo maior bem-estar para as famílias e para a criança autista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria de Fátima Matias Miranda Genz, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Mestranda no Programa de Pós-graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Educação inclusiva (PROFEI), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Nova Mutum/MT, Brasil.

  • Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Doutor em Educação e Ensino de Ciências, Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Rondonópolis/MT, Brasil

  • Sumaya Ferreira Guedes, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Química, Docente no Programa de Pós-graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Educação inclusiva (PROFEI), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Nova Mutum/MT, Brasil

Referências

ARESTI-BARTOLOME, N.; GARCIA-ZAPIRAIN, B. Technologies as Support Tools for Persons with Autistic Spectrum Disorder: A Systematic Review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 11, 7767 - 7802.

BAILEY, D. et al. Family focused intervention: A functional model for planning, implementing, and evaluating individualized family services in early intervention. Journal of the Division for Early Childhood, v. 10, n. 1, p. 156-171, 1986.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BOGDASHINA, O. Theory of Mind and the Triad of Perspectives on Autism and Asperger Syndrome: A view from the bridge. Jessica Kingsley Publishers, 2005.

BORGES, B. K. A. et al. Farmacoterapia em crianças e adolescentes portadores de Transtorno Espectro de Autismo–TEA. Revista Bionorte, v. 8, n. 2, p. 11-21, 2019.

BOUCENNA, S. et al. Interactive technologies for autistic children: A review. Cognitive Computation, v. 6, p. 722-740, 2014.

BOYD, B. A. Examining the relationship between stress and lack of social support in mothers of children with autism. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, v. 17, n. 4, p. 208-215, 2002.

COLOMBI, C. et al. Case report: Preemptive intervention for an infant with early signs of autism spectrum disorder during the first year of life. Frontiers in Psychiatry, v. 14, p. 1105253, 2023.

DALEY, T. C. From symptom recognition to diagnosis: children with autism in urban India. Social Science & Medicine, v. 58, n. 7, p. 1323-1335, 2004.

DUDZIAK, D. Parenting the autistic child. In: Bell, E. W. (Ed.). Autism: A reference book. White Plains, NY: Longman, 1986.

FONG, L.; WILGOSH, L.; SOBSEY, D. The experience of parenting an adolescent with autism. International Journal of Disability, Development and Education, v. 40, n. 2, p. 105-113, 1993.

GARGIULO, R. Special Education in Contemporary Society. Belmont, CA: Thompson Learning, Inc., 2006.

GERNSBACHER, M. A. et al. Why does joint attention look atypical in autism?. Child Development Perspectives, v. 2, n. 1, p. 38-45, 2008.

GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. D. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2010

GOEL, K. Motherhood and Education. Oxford Research Encyclopedia of Education. Disponível em: <https://oxfordre.com/education/view/10.1093/acrefore/9780190264093.001.0001/acrefore-9780190264093-e-1606> Acesso em: 27 Mar. 2025.

GOLD, C.; WIGRAM, T.; ELEFANT, C. Music therapy for autistic spectrum disorder. The Cochrane Database of Systematic Reviews, v. 2, p. CD004381, 2002.

HASTINGS, R. P.; JOHNSON, E. Stress in UK families conducting intensive home-based behavioural intervention for their young child with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 31, p. 327-336, 2001.

HOWLIN, P.; RUTTER, M. The treatment of autistic children. Journal of Child Psychology and Psychiatry, and Allied Disciplines, v. 26, n. 2, p. 193-214, 1985.

JAVADIAN, G. et al. Qualitativa research in entrepreneurship studies: A state-of-science. The Journal of Entrepreneurship, v. 29, n. 2, p. 223-258, 2020.

JEBB, A.; PARRIGON, S.; WOO, S. Exploratory data analysis as a foundation of inductive research. Human Resource Management Review, v. 27, p. 265-276, 2017.

KALBANDE, D. et al. Detecting the Attention Span of Autistic Children. In: 11th International Conference on Emerging Trends in Engineering & Technology - Signal and Information Processing, p. 1-5, 2023.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LAI, M.; LOMBARDO, M.; BARON-COHEN, S. Autism. The Lancet, v. 383, n. 9920, p. 896-910, 2014.

LAURIE, M.; MANCHES, A.; FLETCHER‐WATSON, S. A brief report on the use of educational technology with autistic pupils. Psychology of Education Review, v. 42, n. 2, p. 43, 2018.

MANSUR, M. et al. Self Acceptance in Parents of Children with Autism. KnE Social Sciences, v. 7, n. 8, p. 453-461, 2022.

MAUGHAN, A. et al. Parent, child, and family outcomes following Acceptance And Commitment Therapy for parents of autistic children: A randomized controlled trial. Autism: The International Journal of Research and Practice, v. 28, n. 2, p. 367-380, 2023.

MELLO, A. M. S. R. Autismo: Guia prático. 5 ed. São Paulo: AMA. Brasília: CORDE, 2007.

MENEZES, N.S.; DIAS, V.B. Inclusão e o Ensino de Ciências e Biologia Para Alunos com Transtorno do Espectro Autista: Análise dos Trabalhos Publicados nos Encontros Nacionais de Biologia e de Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, p. 1-24, 2022.

SCARCELLA, I. et al. Information and communication technologies-based interventions for children with autism spectrum conditions: a systematic review of randomized control trials from a positive technology perspective. Frontiers in Psychiatry, v. 14, 2023.

SELIGMAN, M., DARLING, R. B. Ordinary families, special children: A systems approach to childhood disability. Guilford Publications, 3rd ed., 2007.

SMITH, H. et al. Exploration of caregiver experiences of reported first signs of Autism. Child: Care, Health and Development, v. 49, n. 5, p. 879-888, 2023.

TREMBATH, D. et al. Non-pharmacological interventions for autistic children: An umbrella review. Autism, v. 27, p. 275-295, 2022.

WIJAYANTO, A.; NOVITASARI, K.; DEWI, A. Problems in Working Mothers in Early Children's Care. Edukasi, v. 16, n. 2, p. 159-165, 2022.

Downloads

Publicado

2025-06-03

Como Citar

MATIAS MIRANDA GENZ, Maria de Fátima; FRANCO LEÃO, Marcelo; FERREIRA GUEDES, Sumaya. Perspectiva de uma mãe: o papel central da família na trajetória de aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 41, n. 1, p. e4125005, 2025. DOI: 10.30681/faed.v41i1.13623. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/13623. Acesso em: 19 jun. 2025.