FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Catarina Maria Garcia Castro

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores.

Resumo

Este artigo tem por objetivo abrir espaços para se discutir o papel das Faculdades de Educação frente aos novos desafios que a Educação de Jovens e Adultos – EJA, coloca as Instituições de Ensino Superior. O texto sintetiza o resultado de nossa dissertação de mestrado, que analisou as perspectivas de professores das séries iniciais da EJA da rede pública de ensino da Cidade de Cáceres/MT, enfocando o currículo, a prática pedagógica, a avaliação, assim como as perspectivas dos alunos dessas mesmas séries quanto ao seu retorno à escola com alguns trechos de depoimentos de professores que atuam na modalidade EJA. Destacamos neste artigo as questões sobre a reconfiguração da EJA, a partir dos desafios colocados aos sistemas de ensino e as Universidades, cujo primeiro caminho é superar a posição marginal dessa modalidade de educação, nas escolas assim como no currículo dos cursos de pedagogia, e nas pesquisas acadêmicas.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

CASTRO, Catarina Maria Garcia. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PAPEL DAS FACULDADES DE EDUCAÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 77–93, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3457. Acesso em: 6 mar. 2025.