A RESSIGNIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA: O PERFIL DO EDUCADOR

Autores

  • Maria Fátima Castilho

Palavras-chave:

educação, escola, docência, saberes e competências da docência, perfil do educado.,

Resumo

Este texto foi produzido com tessituras teóricas e reflexivas que começam a pensar o mundo em um processo de mudanças aceleradas que atinge a todas as esferas econômicas, políticas e sociais, o que é inegável e o que nos permite dizer que vivemos um tempo caracterizado por transformações paradigmáticas. Ao fazer algumas considerações sobre essa complexidade, aponta-se a necessidade da reinvenção de novas estratégias para possibilitar uma educação diferente, o que implica também dar ao conhecimento uma outra configuração e ao educar um novo sentido. Tudo isso se deve à crise de valores que envolve o homem, e porque não dizer que se deve também ao momento de transição paradigmática na educação em que todos os sujeitos se acham envolvidos. A sociedade, dessa forma, afetada por duas transições importantes como o advento da sociedade do conhecimento e a globalização, nos tempos atuais, convoca a educar o homem que o mundo de hoje exige. Daí a necessidade de se reinventar a escola e com ela um novo perfil de educador que se ressignifica ao ressignificar a docência. Sãonessas formações discursivas e teóricas que as contribuições aqui apresentadas foram formuladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BEHRENS, Marilda Aparecida. Projetos de aprendizagem colaborativa em paradigma emergente. In: Moran, José Manuel, MASETTO,Marcos T.Campinas, Papirus, 2000

CANDAU, Vera Maria.(Org). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

ESTEVES, José M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, Antonio (Org). Profissão professor. Porto (Portugal): Porto, 1995, 93.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez,2001.

MASETTO, Marcos. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran, José Manuel, MASETTO,Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

NÓVOA, Antonio(Org).O passado e o presente dos professores. In: Profissão Professor. Porto (Portugal): Porto, 1995, 13.

PERRENUD, Philippe.A ética do gênero humano .In: Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Cap.VII. Porto Alegre: Artmed, 2000.

______. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Como Citar

CASTILHO, Maria Fátima. A RESSIGNIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA: O PERFIL DO EDUCADOR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 188–207, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3468. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO