APOSTILA: PARA NÃO LER

Autores

  • Pedro Demo

Palavras-chave:

Apostila, Aprendizagem, Desempenho escolar.

Resumo

A Apostila tem sido defendida por educadores atrelados a sistemas privados  que  fazem  disso  bom  negócio.  O  texto  em  si  pode  ser  resultado pertinente de competentes pesquisadores e pode conter virtudes acadêmicas. Mas, tornando-se receita pronta, evita o estudo e a leitura pelos alunos, bem como por professores básicos. Conforme dados do SAEB-2005, que indicaram uma queda substancial no desempenho escolar também de escolas privadas, em  especial  nas  regiões  mais  desenvolvidas,  torna-se  temerário  sugerir  que apostila é garantia de melhor desempenho escolar. Ocorre que não se toma a sério o que é aprender, restando o instrucionismo como prática nacional, nas escolas públicas e privadas. Apostila é pretensa maneira de aprimorar o ensino. Sendo  esse  quase  sempre  instrucionista,  seria  mais  inteligente  aprimorar  a aprendizagem, não o ensino.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

APOSTILA: PARA NÃO LER. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 53–79, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3570.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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