FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS

Autores

  • Manoel dos Santos Gomes

Palavras-chave:

Educação Infantil, LDBEN, UNEB, UESB, Ensino Fundamental.

Resumo

Trata-se de um estudo teórico-documental que analisa dois cursos denominados: Formação de Professores em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação nas séries iniciais do Ensino Fundamental no campus da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Entre os objetivos destacamos: desvelar as contradições e pressupostos teóricoepistemológicos que norteiam esses cursos, contribuir nas discussões sobre os cursos de formação docente da educação básica e refletir criticamente sobre as políticas educacionais que tratam da formação de professores. Utilizamos como fontes de análise as propostas de formação de professores da UNEB, campus de Ipiaú-BA, e UESB, campus de Jequié-BA, além de documentos legais como a LDBEN e as resoluções CNE/C1/2002, CNE/C2/2002. A discussão se referencia nos documentos que instrumentalizam os cursos.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

GOMES, Manoel dos Santos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 151–167, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3590. Acesso em: 6 mar. 2025.