A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Livro Didático, O Trabalho do Professor, Escolha do Livro Didático.Resumo
O presente trabalho é resultado parcial de uma pesquisa desenvolvida com professores de M atemática em duas cidades do Vale do Ivinhema-M S. Tendo por objetivo analisar como se processa a escolha do livro didático, adotou-se como referencial de análise o trabalho produzido por M aurice Tardif sobre as finalidades e importância do trabalho do professor. Os dados apontam claramente para a necessidade de um investimento na preparação do professor para essa tarefa por meio de cursos de formação continuada.Downloads
Métricas
Referências
ALVAREZ, Tana Giannasi; PIRES, Inara Martins. Uma nova didática para o ensino de matemática: o método heurístico e a Reforma Francisco Campos. Disponível em Acesso: 10 set. 2006.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educ. Pesqui. v. 30 n.3. São Paulo. 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Matemática. Brasília: MEC, 2007.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) a entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). São Paulo: PUCSP, 2007. Tese (doutorado)
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes. 2004.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo pesquisa. Teoria & Educação, v. 2, 1990.
HUSSERL, Edmund. Investigações lógicas: sexta investigação. São Paulo: Nova Cultural, 2000. (Col. Pensadores)
MOYSÉS, Lúcia Maria Moraes. O cotidiano do livro didático na escola: as características do livro didático e os alunos. Brasília: INEP, 1985. in: SILVA, Samuel Aureliano da. Em Aberto, Brasília, ano 6, n. 35, jul./set 1987.
SCAFF, Elisângela Alves da Silva. O Guia de Livros Didáticos e sua (in) utilização no Brasil e no Estado de Mato Grosso do Sul. Disponível em < http:// www.ufmt.br/ revista/arquivo/rev15/Scaff.html> Acesso em: 29 mai 2008.
SOARES, Wander. O livro didático e a educação. 10/10/2002. Disponível em < http://www.abrelivros.org.br/abrelivros/ texto.asp?id=154 > Acesso: 13 mar 2008
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".