HÁ ESPAÇOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL?

Autores

  • Marcilio de Souza Vieira

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Infantil, Dança.

Resumo

Considerando que a Educação Infantil faz parte da Educação Básica e considerando-se que nesta primeira etapa da escolarização da criança o brincar faz parte de sua rotina bem como a apropriação da imagem corporal, dos jogos e danças, atividades privilegiadas, nas quais o movimento é apreendido, é que pensamos a Educação Física neste contexto de educação da infância de zero a seis anos. A Educação Física na Educação Infantil pode configurar-se como um espaço em que a criança brinque com a linguagem corporal, com o corpo, com o movimento, alfabetizando-se nessa linguagem. Esse texto tem por objetivo refletir a Educação Física no Ensino Infantil e suas possibilidades de aula, parte de uma abordagem metodológica da concepção de aulas abertas.

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Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

VIEIRA, Marcilio de Souza. HÁ ESPAÇOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL?. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 105–117, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3621. Acesso em: 6 mar. 2025.