A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Rodrigo Donizete Terradas

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, educação matemática, processo ensino-aprendizagem.

Resumo

Neste trabalho apresentamos parte da pesquisa realizada em 2010 como Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura Plena em M atemática da UNEM AT, Campus “Jane Vanini” – Cáceres. Nesta pesquisa adotamos a abordagem qualitativa e tivemos como objetivo geral: Averiguar como a interdisciplinaridade utilizada na educação matemática contribui para a construção do conhecimento do aluno preparando-o para o seu encaminhamento profissional. A pesquisa foi realizada com onze professores de M atemática que atuam no ensino básico da rede pública da cidade de M irassol D’Oeste – MT. Constatamos que a maioria dos professores compreende que a interdisciplinaridade é o envolvimento ou integração de várias disciplinas. Quanto à compreensão e uso da interdisciplinaridade percebemos haver uma lacuna na formação tanto inicial como continuada

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AIUB, Mônica. Interdisciplinaridade: da origem à atualidade. O M undo da Saúde. Palestra apresentada no I Fórum de Reabilitação do Centro Universitário São Camilo, em 18.03.2006. São Paulo: 2006; jan/ mar 30 (1): 107-116.

ANDRADE, Rosa maria Calaes de. Interdisciplinaridade: um novo paradigma curricular. Revista Dois Pontos, 1995.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

________. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1999.

________. Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: Acesso em: 24 maio 2010.

BORDONI, Thereza Cristina. Uma Postura Interdisciplinar. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2010.

CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade: o que é isso? Disponível em: . Acesso em 05 jan. 2010.

FARIA, Clarice Aparecida Alves Palozi; GUIRADO, João Cesar. A M etodologia da Resolução de Problemas. Maringá: Universidade do Estado do Paraná-UEM, 2009. FAZENDA, Ivani C. Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou Ideologia. 5. ed., São Paulo: Loyola, 2002.

_________. (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

FORTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor. Disponível em: . Acesso em: 07 jan. 2010.

FREITAS, Deisi Sangoi; NEUENFELDT, Adriano Edo. Interdisciplinaridade na Escola: limites e possibilidades. Disponível em: . Acesso em: 07 jan. 2010.

GURGEL, Thais. Guy Brousseau: “A cultura matemática é um instrumento para a cidadania”. Nova Escola. Edição 228, Dezembro de 2009.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Projetos x Interdisciplinaridade. In:_ _ __ _ Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2001.

NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento – Transdisciplinaridade. 1º Encontro Catalisador do CETRANS – Escola do Futuro – USP. Itatiba, São Paulo – Brasil: abril de 1999. Disponível em: < http:/ / www.ufrrj.br/ leptrans/arquivos/conhecimento.pdf >. Acesso em: 10 junho 2010.

QUELUZ, Ana Gracinda (Org.). et al. Interdisciplinaridade: formação de profissionais da educação. São Paulo: Pioneira, 2000.

RODRIGUES, Maria Auxiliadora da Silva. O uso da interdisciplinaridade em Educação Matemática. 2009. Monografia (Trabalho de conclusão de curso), Instituto de Ciências Exatas, curso de Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres-MT, ICEX/UNEMAT, 2009.

TRINDADE, Diamantino Fernandes. Interdisciplinaridade: um novo olhar sobre as ciências. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

VEIGA-NETO, Alfredo José da. Produção e construção do conhecimento nas diferentes disciplinas – a problemática da interdisciplinaridade. In: Anais do VII ENDIPE, Goiânia-60, 5 a 9 de junho de 1994, Vol. 2.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Como Citar

TERRADAS, Rodrigo Donizete. A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 95–114, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3901. Acesso em: 22 fev. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO