PAULO FREIRE E A MODERNIZAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA

Autores

  • Ana Maria Quiroga

Palavras-chave:

Paulo Freire, educação popular, modernização brasileira.

Resumo

O inicio da década de 1960, no Brasil, foi marcado por intensas mobilizações políticas; pela hegemonia ideológica do nacionalismo e por lutas pela alfabetização de adultos e educação popular como possibilidades de ampliação da consciência democrática das massas rurais e urbanas. Revisitando o contexto histórico brasileiro desde os anos 1940, o texto procura analisar a expansão de um processo de modernização, não na perspectiva da existência de dois Brasis, mas na de um amplo e complexo processo de expansão de um tipo de acumulação capitalista – presente no centro-sul brasileiro - em direção a outras áreas do país. Paulo Freire representou um personagem síntese do imaginário dessa época, das concepções de mudança nela vivenciadas e da busca de metodologias de ação voltadas para a emancipação dos setores mais oprimidos da sociedade. O texto procura analisar assim, o papel desempenhado pelo educador Paulo Freire na construção da modernização cultural da sociedade brasileira.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

QUIROGA, Ana Maria. PAULO FREIRE E A MODERNIZAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 153–168, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3904. Acesso em: 6 mar. 2025.