O PROGRAMA GESTÃO NOTA 10 DO INSTITUTO AYRTON SENNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO: DECORRÊNCIAS PARA A GESTÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Teise de Oliveira Guaranha Garcia
  • Theresa Maria Freitas Adrião
  • Lisete Regina Gomes Arelaro

Palavras-chave:

parceria público-privada, IAS, gestão educacional, escola pública

Resumo

o artigo caracteriza e analisa a implantação do Programa Gestão Nota 10 em São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, no contexto de pesquisa de âmbito nacional financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq. O Programa, desenvolvido por meio de parceria firmada entre a municipalidade e o Instituto Ayrton Senna, IAS, ocorreu entre os anos de 2005 e 2008. O trabalho de campo indicou que a instituição privada exerceu forte ingerência sobre a gestão educacional no que se refere às formas de organização e controle do trabalho de especialistas e docentes, permanecendo após o término da parceria, procedimentos decorrentes de suas orientações. Conclui-se que o modelo de gestão adotado pelo IAS se pauta em concepções centralizadoras que não contribuem para a produção de uma escola pública de qualidade.

Referências

ADRIÃO, T. ; GARCIA, T. . Oferta Educativa e responsabilização no PDE: análise do Plano de Ações Articuladas. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 38, 2008, p.779-796.

ADRIAO, T. et al . Uma modalidade peculiar de privatização da educação pública: a aquisição de “sistemas de ensino” por municípios paulistas. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 108, out. 2009. Disponível em

jun. 2012.

ADRIÃO, T., PERONI, V. (coord.). Análise das consequências de parcerias firmadas entre municípios brasileiros e a Fundação Ayrton Senna para a oferta educacional. Relatório de pesquisa, CNPq, 2010.

FUNDAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS.Informações dos Municípios Paulistas-IMP. Disponível em: http://www.seade.gov.br/produtos/imp/.Acesso em 08 de maio de 2011.

GARCIA, T. O. G. ; PULHEIZ JR, N. ; PYNTIA, M. T. M. . Parceria entre Instituto Ayrton Senna e administração municipal: o Programa Gestão Nota 10 e a gestão Escolar. In: Anais do XXIV Simpósio Brasileiro /III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação. Vitória : Anpae-UFES, 2009. v. 1. p. 1-21

PARO, Vitor Henrique . Parem de preparar para o trabalho!!! Reflexões acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica.. In: FERRETI, C.J. SILVA JR, J.R; OLIVEIRA. M. R. N. S. (Org.). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola. São Paulo: Xamã, 1999, v.??, p. 101-120.

PYNTIA M. T.M. O Instituto Ayrton Senna e o Programa Gestão Nota 10: orientações para a gestão educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - USP- FFCLRP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

PROFISSIONAL A. O Programa Gestão Nota 10 na escola. São José do Rio Preto, 10 de novembro de 2009. Entrevista concedida a Maria Tereza Mendonça Pintya.

PROFISSIONAL B. O Programa Gestão Nota 10 na escola. São José do Rio Preto, 11 de novembro de 2009. Entrevista concedida a Maria Tereza Mendonça Pintya.

PULHEIZ Jr, N. Análise da caracterização das instituições privadas sem fins lucrativos na legislação brasileira no período republicano. Dissertação (Mestrado em Educação). UNESP, 2010.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Gestão e organização da Educação Básica nas escolas municipais. SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, 2008.

______. Instrumento Particular de Parceria- Rede Vencer. 2005, impresso.

______. Plano Municipal de Educação 2005-2010. Lei Nº 9.572 de 19 de dezembro de 2005, Dispõe sobre a aprovação do Plano Municipal de Educação.

______. Lei Municipal, no 6354, de 12 de julho de 1996.Cria o Conselho Municipal de Educação.

______. Lei Municipal no.8053, de 04 de setembro de 2000 Dispõe sobre o Sistema Municipal de Ensino e estabelece normas gerais para a sua adequada implantação.

TÉCNICO A. Aspectos da parceria com instituição privada. São José do Rio Preto. 8 out. 2008. Entrevista concedida a Teise de Oliveira Guaranha Garcia e Newton Pulheiz Júnior.

TÉCNICO B. Aspectos da parceria com instituição privada. São José do Rio Preto. Novembro. 2008. Entrevista concedida a Teise de Oliveira Guaranha Garcia e Newton Pulheiz Júnior.

TÉCNICO C. Aspectos da parceria com instituição privada. São José do Rio Preto. Novembro. 2008. Entrevista concedida Teise de Oliveira Guaranha Garcia e Newton Pulheiz Júnior.

TÉCNICO D. Aspectos da parceria com instituição privada. São José do Rio Preto. Junho. 2010. Entrevista concedida a Teise de Oliveira Guaranha Garcia.

Downloads

Publicado

20/09/2019

Como Citar

Garcia, T. de O. G., Adrião, T. M. F., & Arelaro, L. R. G. (2019). O PROGRAMA GESTÃO NOTA 10 DO INSTITUTO AYRTON SENNA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO: DECORRÊNCIAS PARA A GESTÃO EDUCACIONAL. Revista Da Faculdade De Educação, 18(2), 123–142. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4011

Edição

Seção

ARTIGO