Queda livre, black mirror: o impacto social ocasionado pelas mídias digitais, uma análise do comportamento humano

Autores

  • Gean Carlos Royer Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, Paraná
  • Arcielli Royer Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.93103

Palavras-chave:

Mídias Sociais, Black Mirror, Comportamento Humano.

Resumo

O respectivo trabalho tem por objetivo analisar o processo de construção das mídias sociais em um âmbito social e histórico, evidenciando o comportamento humano dentro destas perspectivas. Desta forma, verifica-se que as novas mídias sociais determinam nossos modos de realidade, de parcialidade e de relacionamento gerando, porém, dependência nos usuários. Assim, com a conexão exacerbada dos indivíduos a essas novas mídias através da internet, os impactos são mais efetivos; interferindo diretamente na vida do indivíduo, na sua saúde, em seus relacionamentos interpessoais com os sujeitos que o rodeiam, em seu trabalho, estudos e afins. O artigo também analisa a série Black Mirror, mais especificamente realizando um recorte para o primeiro episódio da terceira temporada, intitulado de Queda Livre. Para o embasamento teórico foram utilizados os respectivos pesquisadores: Alexandre (2001); Calazans e Lima (2013); Castells (2005); Kohn (2007); Martino (2014) e Moreira (2017).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gean Carlos Royer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, Paraná

    Mestrando/Bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na Área de Concentração: Sociedade, Estado e Educação, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Cascavel - PR/Brasil. Especialista em História Contemporânea e do Brasil (Sociedade, Política, Economia, Cultura, Religião, Arte, Arqueologia, Patrimônio, Educação e Interdisciplinaridade) pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2019). Especialista em História, Arqueologia, Educação e Patrimônio Cultural pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2018). Graduando em Letras Português/ Espanhol e Respectivas Literaturas - LP pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Graduado em História - LP pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2016).

  • Arcielli Royer Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, Paraná

     

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na Área de Concentração: Sociedade, Estado e Educação, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Cascavel - PR/Brasil. Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela União Pan-Americana de Ensino - UNIPAN. Graduada em Pedagogia (2007) e Letras Espanhol (2018) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Referências

ADAMI, A. (s.d.). Redes Sociais. Fonte: InfoEscola Navegando e Aprendendo: c 2006-2020. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociedade/redes-sociais-2/. Acesso em: 23 fev. 2020.

ALEXANDRE, M. O papel damídia na difusão das representações sociais. Comum 6.17 (2001): 111-125.

CALAZANS, J. H. C.; LIMA, C. A. R. Sociabilidades Virtuais: do nascimento da internet à popularização dos sites de redes sociais online. 9ª Encontro Nacional de História da Mídia UFOP – Minas Gerais: Ouro Preto, 2013. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historia-da-midia-digital/sociabilidades-virtuais-do-nascimento-da-internet-a-popularizacao-dos-sites-de-redes-sociais-online. Acesso em: 23 fev. 2020.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. Disponível em: https://egov.ufsc.br/portal/conteudo/sociedade-em-rede-do-conhecimento-%C3%A0-ac%C3%A7%C3%A3o-pol%C3%ADtica. Acesso em: 03 mar. 2020.

KOHN, K. O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. 2007, Santos - SP. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1533-1.pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.

MADEIRA, V. S.; SILVA, B. K. S.; RIOS, J. R. A. C. Reflexos da sociedade contemporânea: uma análise do espisódio Nosedive, da Série Black Mirror. INTERCOM – XIX Congresso de Ciência da Comunicação na Região Nordeste - Fortaleza: CE, 2017. Disponível em:

http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2017/resumos/R57-1617-1.pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.

MARTÍNEZ, L. C. A Responsabilidade dos Meios de Comunicação Social. In Erbolato, M. (org.). Deontologia da Comunicação Social. Petrópolis: Vozes, 1982.

MARTINO, L. M. S. Teorias das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MOREIRA, J. O. Mídia e Psicologia: considerações sobre a influência da internet na subjetividade. Psicol. Am. Lat., México, n. 20, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2010000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 mar. 2020.

MOREIRA, R. Redes sociais e seu impacto no comportamento humano. 2017. Disponível em: https://www.profissionaisti.com.br/2017/06/redes-sociais-e-seu-impacto-no-comportamento-humano/. Acesso em: 23 fev. 2020.

MOREIRA, R. (08 de 06 de 2017). Redes Sociais e seu Impacto no Comportamento Humano. Fonte: Profissionais TI PTI Pra Quem Respira Informação. Disponível em: https://www.profissionaisti.com.br/2017/06/redes-sociais-e-seu-impacto-no-comportamento-humano. Acesso em: 14 mar. 2020.

PENSAR CONTEMPORÂNEO. Black Mirror: “Queda Livre”, a desumanização do futuro. 2020. Disponível em: https://www.pensarcontemporaneo.com/black-mirror-queda-livre/. Acesso em: 23 fev. 2020.

TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; DI CHIARA, I. G. "Das redes sociais à inovação". Ciência da informação 34.2 (2005): 93-104. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652005000200 010 Acesso em: 03 mar. 2020

Downloads

Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

Queda livre, black mirror: o impacto social ocasionado pelas mídias digitais, uma análise do comportamento humano. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 93–103, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2022.37.93103. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4459.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 78

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.