Estágio curricular: possibilidade de construção do habitus docente

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2019.32.215236

Resumo

Este texto, realizado a partir de pesquisa bibliográfica, visa a suscitar reflexões acerca da formação do habitus docente no estágio curricular. Para isso, ressalta a função da escola na construção do sujeito, apresentando suas incumbências no aspecto pedagógico e no social, visto a necessidade de ampliar o capital cultural dos estudantes provenientes de classes sociais menos favorecidas. Destaca a relevância de os cursos de formação de professores oportunizarem aos estagiários a construção do habitus docente, por meio de parcerias entre escolas e instituições formadoras, por ser uma das limitações a serem superadas na formação inicial. Conclui-se que a troca dialógica, as atividades colaborativas e estratégias interativas interferem na construção da identidade dos professores em formação e favorecem a construção do habitus docente.

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Biografia do Autor

  • Mari Clair Moro Nascimento, Universidade Estadual de Londrina – UEL
    Doutora em Educação. Docente no Ensino Superior.Universidade Estadual de Londrina – UEL.Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.Londrina- Paraná. mariclairmoro@hotmail.com
  • Edilaine Vagula, Universidade Estadual de Londrina – UEL
    Doutora em Educação. Docente no Ensino Superior. Universidade Estadual de Londrina – UEL.Londrina- Paraná.

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Publicado

2020-03-02

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

Estágio curricular: possibilidade de construção do habitus docente. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 215–236, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2019.32.215236. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4801.. Acesso em: 14 nov. 2024.