“QUESTÕES DE MÉTODO NA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO”: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O DEBATE SOBRE MÉTODOS DE PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.263269

Resumo

Esta resenha tem como objetivo apresentar uma leitura analítica da obra Questões de método na construção da pesquisa em Educação, dos autores Evandro Ghedin e Maria Amélia Santoro Franco. A obra está composta por seis capítulos e faz parte da Coleção Docência em Formação: saberes pedagógicos. Ghedin e Franco reafirmam que um método só existe à medida da existência de um sujeito interrogante, que levanta a dúvida, que reflete, pensa e organiza seu pensamento sobre seu objeto de estudo. Consideram que esse sujeito histórico se transforma com as pedras e os encantos do caminho, sendo renovado o caminho inicial com as pedras e encantos descobertos e vivenciados. Portanto, o método não pode apresentar-se pronto antes do fim da pesquisa desenvolvida.

Referências

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

Downloads

Publicado

19/07/2022

Como Citar

MORAIS, J. M. O., Nóbrega-Therrien, S. M., & Sabino de Farias, I. M. (2022). “QUESTÕES DE MÉTODO NA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO”: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O DEBATE SOBRE MÉTODOS DE PESQUISA. Revista Da Faculdade De Educação, 36(2), 263–269. https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.263269

Edição

Seção

RESENHA