“QUESTÕES DE MÉTODO NA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO”: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O DEBATE SOBRE MÉTODOS DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.263269Palavras-chave:
resenhaResumo
Esta resenha tem como objetivo apresentar uma leitura analítica da obra Questões de método na construção da pesquisa em Educação, dos autores Evandro Ghedin e Maria Amélia Santoro Franco. A obra está composta por seis capítulos e faz parte da Coleção Docência em Formação: saberes pedagógicos. Ghedin e Franco reafirmam que um método só existe à medida da existência de um sujeito interrogante, que levanta a dúvida, que reflete, pensa e organiza seu pensamento sobre seu objeto de estudo. Consideram que esse sujeito histórico se transforma com as pedras e os encantos do caminho, sendo renovado o caminho inicial com as pedras e encantos descobertos e vivenciados. Portanto, o método não pode apresentar-se pronto antes do fim da pesquisa desenvolvida.
Downloads
Referências
GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 JOCASTA MARIA OLIVEIRA MORAIS, Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Isabel Maria Sabino de Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".