O papel da arte no ensino: uma perspectiva da pedagogia waldorf
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.89104Palavras-chave:
Pedagogia Waldorf, Arte, Rudolf SteinerResumo
Neste trabalho pretendemos elaborar reflexões acerca do papel da Arte no ensino. Atualmente, podemos até interrogar o que é Arte, na medida em que nos tornamos cada vez mais distanciados dela na vida contemporânea. Desse modo, apresentamos uma perspectiva a partir dos pensamentos de Rudolf Steiner sobre o que é e qual a função da Arte para o ser humano. A partir da pesquisa bibliográfica, apresentamos algumas reflexões da importância do desenvolvimento do sentido artístico para a Pedagogia Waldorf, bem como algumas possibilidades de atuação artística, argumentando suas forças no desenvolvimento infantil. Chegamos ao pensamento de que é necessário ao ser humano atual recorrer à Arte como forma de desenvolver-se enquanto individualidade, na medida em que torna-se cada vez mais evidente a necessidade da consciência humana se unir à matéria, ou seja, uma integração entre ser humano e o mundo.
Downloads
Métricas
Referências
BACH JR. J.; MARIN, A. A. A Educação Estética na Pedagogia Waldorf: o imaginário e a paisagem interior. Interfaces da Educação, Parnabaíba, v. 3, n. 8, pp. 19-34, 2012.
CARDOSO, G. M.; ZÁPHAS, R. A arte no processo educacional da rede pública: Análise de possíveis contribuições da Pedagogia Waldorf para a Arte-Educação. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 7, n. 1 – pág. 670-685. Abril, 2021.
HENRIQUES, F. Da génese Geométrica na Composição Artística – Âmbito e Perspectiva Histórica. Convocarte Revista de Ciências da Arte. (FBAUL) Dossiê temático Arte e Geometria, n. 3, set./2016.
LIMA, C. B. Pedagogia Waldorf: A Arte como mediação no processo de ensino-aprendizagem. V CONEDU Congresso Nacional de Educação. Anais. Pernambuco, 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID4705_25072018192054.pdf
MARTINS, M. O.; STOLTZ, T. A gratidão, o amor e o dever: a proposta Waldorf. In: LEPRE, R. M.; ALVES, C. P.; BATAGLIA, P. U. R.; ARRUDA, A. C. J. Z. Desenvolvimento Moral e Educação em Valores: Estudos e Pesquisas. Bauru, SP: Gradus Editora, 2021.
PENEDA, J. Kandinsky: da Teosofia à Bauhaus. Convocarte Revista de Ciências da Arte. (FBAUL) Dossiê temático Arte e Geometria, n. 3, set./2016.
ROMANELLI, R. A. Procedimentos artísticos no ensino Waldorf. Rev. Fac. Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso), vol. 26, ano, 14, n. 2 p. 177-198, jul/dez 2016.
STEINER, R. Pedagogia, Arte e Moral. Tradução Christa Glass. 1º ed. São Paulo: João de Barro editora, 2008.
__________. Arte e estética segundo Goethe: Goethe como inaugurador de uma estética nova. Tradução Marcelo da Veiga. 4º ed. São Paulo: Antroposófica, 2012.
__________. A educação da criança segundo a Ciência Espiritual. Tradução Rudolf Lanz. 5º ed. São Paulo: Antroposófica, 2012 a.
__________. A arte de educar baseada na compreensão do ser humano. Tradução Maria do Carmo S. Filho Lauretti. 2º ed. São Paulo: Antroposófica: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2013.
__________. O desenvolvimento saudável do ser humano: uma introdução à pedagogia e à didática antroposóficas. Tradução Rudolf Wiedemann, Rosemarie Schalldach, Jacira Cardoso. 2º ed. São Paulo: Antroposófica: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maíra de Oliveira Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".