O papel da arte no ensino: uma perspectiva da pedagogia waldorf

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.89104

Palavras-chave:

Pedagogia Waldorf, Arte, Rudolf Steiner

Resumo

Neste trabalho pretendemos elaborar reflexões acerca do papel da Arte no ensino. Atualmente, podemos até interrogar o que é Arte, na medida em que nos tornamos cada vez mais distanciados dela na vida contemporânea. Desse modo, apresentamos uma perspectiva a partir dos pensamentos de Rudolf Steiner sobre o que é e qual a função da Arte para o ser humano. A partir da pesquisa bibliográfica, apresentamos algumas reflexões da importância do desenvolvimento do sentido artístico para a Pedagogia Waldorf, bem como algumas possibilidades de atuação artística, argumentando suas forças no desenvolvimento infantil. Chegamos ao pensamento de que é necessário ao ser humano atual recorrer à Arte como forma de desenvolver-se enquanto individualidade, na medida em que torna-se cada vez mais evidente a necessidade da consciência humana se unir à matéria, ou seja, uma integração entre ser humano e o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maíra de Oliveira Martins, Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus Marília

Mestre em Educação, UNESP – Campus Marília; pesquisadora; PPG Educação – Unesp Marília; Marília/SP – Brasil.

Referências

BACH JR. J.; MARIN, A. A. A Educação Estética na Pedagogia Waldorf: o imaginário e a paisagem interior. Interfaces da Educação, Parnabaíba, v. 3, n. 8, pp. 19-34, 2012.

CARDOSO, G. M.; ZÁPHAS, R. A arte no processo educacional da rede pública: Análise de possíveis contribuições da Pedagogia Waldorf para a Arte-Educação. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 7, n. 1 – pág. 670-685. Abril, 2021.

HENRIQUES, F. Da génese Geométrica na Composição Artística – Âmbito e Perspectiva Histórica. Convocarte Revista de Ciências da Arte. (FBAUL) Dossiê temático Arte e Geometria, n. 3, set./2016.

LIMA, C. B. Pedagogia Waldorf: A Arte como mediação no processo de ensino-aprendizagem. V CONEDU Congresso Nacional de Educação. Anais. Pernambuco, 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID4705_25072018192054.pdf

MARTINS, M. O.; STOLTZ, T. A gratidão, o amor e o dever: a proposta Waldorf. In: LEPRE, R. M.; ALVES, C. P.; BATAGLIA, P. U. R.; ARRUDA, A. C. J. Z. Desenvolvimento Moral e Educação em Valores: Estudos e Pesquisas. Bauru, SP: Gradus Editora, 2021.

PENEDA, J. Kandinsky: da Teosofia à Bauhaus. Convocarte Revista de Ciências da Arte. (FBAUL) Dossiê temático Arte e Geometria, n. 3, set./2016.

ROMANELLI, R. A. Procedimentos artísticos no ensino Waldorf. Rev. Fac. Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso), vol. 26, ano, 14, n. 2 p. 177-198, jul/dez 2016.

STEINER, R. Pedagogia, Arte e Moral. Tradução Christa Glass. 1º ed. São Paulo: João de Barro editora, 2008.

__________. Arte e estética segundo Goethe: Goethe como inaugurador de uma estética nova. Tradução Marcelo da Veiga. 4º ed. São Paulo: Antroposófica, 2012.

__________. A educação da criança segundo a Ciência Espiritual. Tradução Rudolf Lanz. 5º ed. São Paulo: Antroposófica, 2012 a.

__________. A arte de educar baseada na compreensão do ser humano. Tradução Maria do Carmo S. Filho Lauretti. 2º ed. São Paulo: Antroposófica: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2013.

__________. O desenvolvimento saudável do ser humano: uma introdução à pedagogia e à didática antroposóficas. Tradução Rudolf Wiedemann, Rosemarie Schalldach, Jacira Cardoso. 2º ed. São Paulo: Antroposófica: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2019.

Downloads

Publicado

2023-04-17

Como Citar

DE OLIVEIRA MARTINS, Maíra. O papel da arte no ensino: uma perspectiva da pedagogia waldorf. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 89–104, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2022.38.89104. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/6096. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO