A Contabilidade no Terceiro Setor: Instrumento de Transparência Social

Autores

  • Fernanda Josende Coan Unemat
  • Ivanir Helena Megier UNEMAT

Palavras-chave:

Terceiro Setor. Análise. Transparência.

Resumo

O objetivo deste estudo foi demonstrar como, nos anos de 2006 a 2008, a análise das demonstrações contábeis pôde ajudar no processo de transparência da Fundação de Saúde Comunitária de Sinop. Esta Instituição enfrentou e enfrenta vários desafios para desempenhar seu papel social, dentre eles podemos citar a falta de clareza da situação econômico-financeira e do desempenho nas implementações de projetos ou programas-sociais e a Instituição atua sem possuir fins lucrativos, pois suas receitas são, quase em sua totalidade, destinadas as suas próprias atividades. Neste contexto, a análise, como ferramenta da contabilidade, pode ajudar no processo de transparência das ações desenvolvidas. O processo investigativo se deu através da análise horizontal e vertical, do cálculo dos índices de liquidez, endividamento e de gestão operacional da entidade. Como resultado podemos comprovar que as informações contidas nos relatórios contábeis trazem maior visibilidade, credibilidade e transparência as ações das entidades do Terceiro Setor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Josende Coan, Unemat
    Graduada em Ciencias Contábeis pela UFMT, mestre em Ciências Sociais pela UNISINOS, atua no departamento de ciências contábeis da UNEMAT.
  • Ivanir Helena Megier, UNEMAT

Downloads

Publicado

17/12/2012

Como Citar

A Contabilidade no Terceiro Setor: Instrumento de Transparência Social. (2012). Revista Contabilidade & Amazônia, 3(1), 77-89. https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/6626

Artigos Semelhantes

11-20 de 45

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.