O Foco da Controladoria: Um Estudo de Caso nas Demonstrações Contábeis da Empresa CEMAT – Centrais Elétricas Matogrossenses S.A.

Autores

  • ROSANGELA ZIMPEL unemat
  • HEDER BASSAN unemat
  • GEOVANE PAULO SORNBERGER unemat
  • SERGIO GUARACI DO PRADO RODRIGUES unemat

Palavras-chave:

Controladoria, Criação de Valor, EVA - Valor Econômico Adicionado.

Resumo

A reestruturação constante provocada pela necessidade das empresas se adequarem à crescente competitividade global promove a busca de novas posturas gerenciais mais eficazes.
Assim, este trabalho busca na fundamentação teórica explanar sobre a evolução da Ciência Contábil/Controladoria, bem como a estruturação desta, e Ferramentas de Gestão, destacando
o conceito da metodologia do EVA®, de gestão baseada no valor, que mede a riqueza que uma empresa está criando aos seus investidores. Para análise deste indicador, utilizamos a
medida de desempenho EVA® no estudo de caso aplicado às demonstrações contábeis da empresa Cemat, verificando a resposta para questão problema desse estudo e suas hipóteses. Utilizando-se da medida de desempenho EVA® a empresa Cemat não apresentou um bom desempenho, tendo retorno positivo somente em um ano, dentre os cinco anos analisados. Assim, recomenda-se que a Cemat implante o EVA® como ferramenta de gestão para que consiga uma análise de sua performance financeira, podendo verificar assim o  desempenho de seus departamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEUREN, Ilse Maria (Org.) Como Elaborar trabalhos monográficos em Contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2006.

BOND, E.; CARPINETTI, L. C. R.; NAGAI, W. A.; REZENDE, S. O.; OLIVEIRA, R. B. T. Medição de desempenho apoiada por Data Warehouse. In: ENCONTRO NACIONAL DE

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 11., 2001, Salvador. Anais eletrônicos ... Salvador:

ABEPRO, 2001. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2001_TR91_0714.pdf>. Acesso em: 20 mar.

DAVID, Young e ESTEPHEN, f. O’Byrne. Eva Gestão Baseada em Valor. São Paulo: Bookman, 2004

EHRBAR, AL. EVA: Valor Econômico Agregado: A Verdadeira Chave para a Criação de Riqueza. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999

SOUZA FILHO, Men de Sá Moreira de. Aplicação conjunta do custeio baseado em atividades com o valor econômico agregado (EVA) em uma cooperativa agropecuária avícola de corte. 2007. 247f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.

Downloads

Publicado

13/09/2012

Como Citar

ZIMPEL, R., BASSAN, H., SORNBERGER, G. P., & RODRIGUES, S. G. D. P. (2012). O Foco da Controladoria: Um Estudo de Caso nas Demonstrações Contábeis da Empresa CEMAT – Centrais Elétricas Matogrossenses S.A. Revista Contabilidade & Amazônia, 1(1), 18–26. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/v1n1art3

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2