Sobrevivência, Desenvolvimento e Produtividade de maracujazeiro amarelo enxertado por encostia com raiz dupla em quatro espécies de passifloras

Autores

  • José Carlos Cavichioli Apta/Polo Regional Alta Paulista https://orcid.org/0000-0003-4432-3648
  • Maurício Dominguez Nasser Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA
  • Rodrigo Aparecido Vitorino Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

DOI:

https://doi.org/10.5327/rcaa.v16i1.1370

Palavras-chave:

maracujá, enxertia, sistema raiz dupla

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o desenvolvimento e a produtividade do maracujazeiro-amarelo (Passiflora edulis Sims) enxertado por encostia com raiz dupla em quatro espécies de passifloras. O experimento foi instalado em uma propriedade localizada no município de Adamantina, SP, no período de outubro de 2012 a maio de 2013, em área com histórico de morte prematura de plantas, adotando-se o delineamento em blocos ao acaso, com quatro tratamentos e seis repetições. Os tratamentos avaliados foram as combinações do Passiflora edulis (maracujá amarelo) com o Passiflora gibertii N.E. Brown (maracujá de veado), o Passiflora alata Curtis (maracujá doce), o Passiflora cincinatta (maracaujá do mato) e com o próprio P. edulis. Utilizou-se a enxertia por encostia com raiz dupla. Avaliaram-se diâmetro do caule dos dois porta-enxertos, o diâmetro do caule  do enxerto, o comprimento dos ramos secundários, o número de ramos terciários, a sobrevivência de plantas, o número de frutos por planta, a massa média por fruto e a produtividade. Verificou-se que a utilização de diferentes porta-enxertos na realização da enxertia dupla por encostia não interferem no desenvolvimento e vigor do maracujazeiro amarelo. Os porta-enxertos P. alata e P. edulis são mais vigorosos na combinação com P. edulis na realização da enxertia dupla por encostia. A sobrevivência de plantas variou de 45,83% no tratamento P. edulis e P. edulis a 83,33% no tratamento P. edulis e P. cincinatta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Cavichioli, Apta/Polo Regional Alta Paulista

Departamento de Descentralização do Desenvolvimento / Polo Regional Alta Paulista

Área: Fitotecncia/Fruticultura

Maurício Dominguez Nasser, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA

Polo Regional Alta Paulista

Rodrigo Aparecido Vitorino, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Polo Regional Alta Paulista

Referências

CAVICHIOLI, J.C.; CORRÊA, L. de S.; BOLIANI, A.C.; SANTOS, P.C. dos. Desenvolvimento e produtividade do maracujazeiro-amarelo enxertado em três porta-enxertos. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.33, n.2, p.558-566, 2011a.

CAVICHIOLI, J.C.; CORRÊA, L. de S.; GARCIA, M.J. de M.; FISCHER, I.H. Desenvolvimento, produtividade e sobrevivência de maracujazeiro-amarelo enxertado e cultivado em área com histórico de morte prematura de plantas. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.33, n.2, p.567-574, 2011b.

CHAVES, R.C.; JUNQUEIRA, N.T.V.; MANICA, I.; PEIXOTO, J.R.; PEREIRA, A.V.; FIALHO, J.F. Enxertia de maracujazeiro-azedo em estacas herbáceas enraizadas de espécies de passifloras nativas. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.26, n.1, p.120-123, 2004.

FISCHER, I.H.; LOURENÇO, S.A.; MARTINS, M.C.; KIMATI, H.; AMORIM, L. Seleção de plantas resistentes e de fungicidas para o controle da podridão do colo do maracujazeiro causada por Nectria haematococca. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v.30, n.3, p.250-259, 2005.

LIBERATO, J.R.A. Controle das doenças causadas por fungos, bactérias e nematoides em maracujazeiro. In: ZAMBOLIM, L.; VALE, F.X.R.; MONTEIRO, A.J.A. COSTA, H. (Org.). Controle de doenças de plantas fruteiras. Viçosa:UFV, 2002, v.2, p.699-825.

NARITA, N.; RÓS, A.B.; CAVICHIOLI, J.C.; SUGINO, E.; LUCAS, C. dos S.; HIRATA, A.C.S. Crescimento inicial de plantas de maracujazeiro-azedo com raiz dupla em função da espécie enxertada lateralmente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 22, 2012, Bento Gonçalves-RS. Anais...Bento Gonçalves: SBF, 201. p.5340-5343.

NOGUEIRA FILHO, G.C.; RONCATTO, G.; RUGGIERO, C.; OLIVEIRA, J.C. de; MALHEIROS, E.B. Desenvolvimento e produção das plantas de maracujazeiro-amarelo produzidas por enxertia hipocotiledonar sobre seis porta-enxertos. Revista Brasileira de Fruticultura, v.32, n.2, p.535-543, 2010.

RONCATTO, G., OLIVEIRA, J.C.de, R.C., NOGUEIRA FILHO, G.C., CENTURION, M.A.P.da C., FERREIRA, F.R. Comportamento de maracujazeiros (Passiflora spp.) quanto à morte prematura. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.26, n.3, p.552-554, 2004.

SÃO JOSÉ, A.R. Morte prematura do maracujazeiro. In: MANICA, In: Maracujá: temas selecionados. Porto Alegre: Cinco Continentes, 1997. p.47-57.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

Cavichioli, J. C., Nasser, M. D., & Vitorino, R. A. (2018). Sobrevivência, Desenvolvimento e Produtividade de maracujazeiro amarelo enxertado por encostia com raiz dupla em quatro espécies de passifloras. Revista De Ciências Agro-Ambientais, 16(1), 25–30. https://doi.org/10.5327/rcaa.v16i1.1370

Edição

Seção

Agronomia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)