Sobrevivência, Desenvolvimento e Produtividade de maracujazeiro amarelo enxertado por encostia com raiz dupla em quatro espécies de passifloras
DOI:
https://doi.org/10.5327/rcaa.v16i1.1370Palabras clave:
maracujá, enxertia, sistema raiz duplaResumen
O presente trabalho teve por objetivo avaliar o desenvolvimento e a produtividade do maracujazeiro-amarelo (Passiflora edulis Sims) enxertado por encostia com raiz dupla em quatro espécies de passifloras. O experimento foi instalado em uma propriedade localizada no município de Adamantina, SP, no período de outubro de 2012 a maio de 2013, em área com histórico de morte prematura de plantas, adotando-se o delineamento em blocos ao acaso, com quatro tratamentos e seis repetições. Os tratamentos avaliados foram as combinações do Passiflora edulis (maracujá amarelo) com o Passiflora gibertii N.E. Brown (maracujá de veado), o Passiflora alata Curtis (maracujá doce), o Passiflora cincinatta (maracaujá do mato) e com o próprio P. edulis. Utilizou-se a enxertia por encostia com raiz dupla. Avaliaram-se diâmetro do caule dos dois porta-enxertos, o diâmetro do caule do enxerto, o comprimento dos ramos secundários, o número de ramos terciários, a sobrevivência de plantas, o número de frutos por planta, a massa média por fruto e a produtividade. Verificou-se que a utilização de diferentes porta-enxertos na realização da enxertia dupla por encostia não interferem no desenvolvimento e vigor do maracujazeiro amarelo. Os porta-enxertos P. alata e P. edulis são mais vigorosos na combinação com P. edulis na realização da enxertia dupla por encostia. A sobrevivência de plantas variou de 45,83% no tratamento P. edulis e P. edulis a 83,33% no tratamento P. edulis e P. cincinatta.
Descargas
Referencias
CAVICHIOLI, J.C.; CORRÊA, L. de S.; BOLIANI, A.C.; SANTOS, P.C. dos. Desenvolvimento e produtividade do maracujazeiro-amarelo enxertado em três porta-enxertos. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.33, n.2, p.558-566, 2011a.
CAVICHIOLI, J.C.; CORRÊA, L. de S.; GARCIA, M.J. de M.; FISCHER, I.H. Desenvolvimento, produtividade e sobrevivência de maracujazeiro-amarelo enxertado e cultivado em área com histórico de morte prematura de plantas. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.33, n.2, p.567-574, 2011b.
CHAVES, R.C.; JUNQUEIRA, N.T.V.; MANICA, I.; PEIXOTO, J.R.; PEREIRA, A.V.; FIALHO, J.F. Enxertia de maracujazeiro-azedo em estacas herbáceas enraizadas de espécies de passifloras nativas. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.26, n.1, p.120-123, 2004.
FISCHER, I.H.; LOURENÇO, S.A.; MARTINS, M.C.; KIMATI, H.; AMORIM, L. Seleção de plantas resistentes e de fungicidas para o controle da podridão do colo do maracujazeiro causada por Nectria haematococca. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v.30, n.3, p.250-259, 2005.
LIBERATO, J.R.A. Controle das doenças causadas por fungos, bactérias e nematoides em maracujazeiro. In: ZAMBOLIM, L.; VALE, F.X.R.; MONTEIRO, A.J.A. COSTA, H. (Org.). Controle de doenças de plantas fruteiras. Viçosa:UFV, 2002, v.2, p.699-825.
NARITA, N.; RÓS, A.B.; CAVICHIOLI, J.C.; SUGINO, E.; LUCAS, C. dos S.; HIRATA, A.C.S. Crescimento inicial de plantas de maracujazeiro-azedo com raiz dupla em função da espécie enxertada lateralmente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 22, 2012, Bento Gonçalves-RS. Anais...Bento Gonçalves: SBF, 201. p.5340-5343.
NOGUEIRA FILHO, G.C.; RONCATTO, G.; RUGGIERO, C.; OLIVEIRA, J.C. de; MALHEIROS, E.B. Desenvolvimento e produção das plantas de maracujazeiro-amarelo produzidas por enxertia hipocotiledonar sobre seis porta-enxertos. Revista Brasileira de Fruticultura, v.32, n.2, p.535-543, 2010.
RONCATTO, G., OLIVEIRA, J.C.de, R.C., NOGUEIRA FILHO, G.C., CENTURION, M.A.P.da C., FERREIRA, F.R. Comportamento de maracujazeiros (Passiflora spp.) quanto à morte prematura. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v.26, n.3, p.552-554, 2004.
SÃO JOSÉ, A.R. Morte prematura do maracujazeiro. In: MANICA, In: Maracujá: temas selecionados. Porto Alegre: Cinco Continentes, 1997. p.47-57.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 José Carlos Cavichioli, Maurício Dominguez Nasser, Rodrigo Aparecido Vitorino
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC ND 4.0)
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
A obra Revista de Ciências Agroambientais (ISSN 1677-6062) está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.