Influência da mato-competição de capim-braquiária no crescimento inicial de espécies florestais em plantio misto
DOI:
https://doi.org/10.5327/rcaa.v16i1.1449Keywords:
modelo misto, implantação florestal, Cariniana legalis, Joannesia princeps, Pterigota brasiliensis, Toona ciliata, sobrevivência.Abstract
Resumo: A mato-competição é um dos fatores mais importantes quando se trata de alterações do grau de interferência em plantios florestais, tendo em vista aspectos técnicos como diferentes espécies, sua distribuição e densidade, fatores que embasam as medidas de controle. Objetivou-se com este estudo avaliar a influência da mato-competição de capim-braquiária (Brachiaria brizantha) no crescimento inicial de espécies florestais em plantio misto. O estudo foi realizado em uma área de 1,13 hectares localizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), campus-Alegre-ES, sendo as espécies florestais implantadas Cariniana legalis, Joannesia princeps, Pterigota brasiliensis e Toona ciliata. Foram analisados o índice de sobrevivência e as características morfológicas altura total, diâmetro do colo e diâmetro da copa aos 11 e 22 meses após plantio. Os tratos culturais da mato-competição foram controlados até 11 meses de plantio, e cessados nos meses seguintes. A partir da análise dos dados concluiu-se que as espécies implantadas apresentaram crescimento inicial positivo aos 11 meses após plantio com o capim-braquiária controlado, e apenas a Toona ciliata e Joannesia princeps apresentaram crescimento aos 22 meses após plantio sem controle do capim-braquiária, sendo as mesmas as que resultaram nos maiores crescimentos das características morfológicas e na sobrevivência em campo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Julio Tannure Faria, Elzimar Oliveira Gonçalves, William Macedo Delarmelina, Christine Moreira de Assumpção, Marcos Winckler Caldeira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC ND 4.0)
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
A obra Revista de Ciências Agroambientais (ISSN 1677-6062) está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.