Diversidade genética entre genótipos de milho (Zea mays L.) a partir de caracteres morfoagronômicos

Authors

  • Angelo Gabriel Mendes Cordeiro Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado
  • Joameson Antunes Lima Laboratório de Genética Vegetal e Biologia Molecular da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado
  • Guilherme Ferreira Pena Laboratório de Genética Vegetal e Biologia Molecular da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado
  • Ana Aparecida Bandini Rossi Laboratório de Genética Vegetal e Biologia Molecular da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado
  • Vicente de Paulo Campos Godinho Pesquisador da Embrapa Rondônia, Vilhena – RO.
  • Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães Pesquisador Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas – MG

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcaa.v19i2.5988

Keywords:

Distância genética, UPGMA, Tocher, Melhoramento genético.

Abstract

O milho (Zea mays L.) possui uma grande diversidade de tipos e raças, sendo que os híbridos comerciais apresentam-se como uma boa alternativa para o cultivo, devido ao longo processo de melhoramento, inerente ao seu desenvolvimento. O êxito dos programas de melhoramento depende, principalmente, da variabilidade genética, sendo esta explorada pelo intercruzamento dos genótipos mais divergentes. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a divergência genética, por meio de caracteres morfoagronômicos, de 36 híbridos de milho cultivados nas regiões norte de Mato Grosso e sudeste de Rondônia. As características analisadas, em delineamento experimental do tipo látice 6x6, com duas repetições e em três ambientes foram: florescimento feminino (FF), altura de planta (AP), altura de espiga (AE), número de espigas (NE), produtividade dos grãos (PG) e massa do sabugo (MS). Todas as análises foram realizadas com auxílio do programa computacional GENES. A partir da utilização do método de otimização de Tocher foi possível observar a formação de sete grupos, sendo que o grupo 1 reuniu o maior número de genótipos. Com base no método de agrupamento UPGMA foram formados três grupos, sendo que o grupo 1 reuniu 34 genótipos. AP e PG foram as características que apresentaram maior e menor contribuição relativa para diversidade, respectivamente. Os genótipos 7 e 25 ficaram isolados em ambos os métodos de agrupamento, assim como no gráfico de representação das distâncias, apresentando maior divergência genética e, tornando-os mais indicados para formação de grupos heteróticos divergentes em futuros programas de melhoramento genético da espécie.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Joameson Antunes Lima, Laboratório de Genética Vegetal e Biologia Molecular da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado

    Graduando em Ciências Biológicas. Engenheiro Florestal (2017) pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT e mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas (2020) pela Universidade do Estado de Mato Grosso, com bolsa CAPES neste período. Atualmente, está cursando o doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro-UENF. Possui experiência em Biologia Molecular de Plantas, Melhoramento genético de milho comum, biologia reprodutiva de espécies, anatomia vegetal de plantas medicinais, propriedades físicas e mecânicas de madeiras nativas da região amazônica e melhoramento de plantas, com ênfase na seleção em famílias endogâmicas de goiabeira.

  • Guilherme Ferreira Pena, Laboratório de Genética Vegetal e Biologia Molecular da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado

    Atualmente é Pós-Doutorando Senior pelo Programa de Genética e Melhoramento de Plantas/UENF, foi Professor contratado da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT/FACBA - campus de Alta Floresta) de janeiro de 2018 a janeiro de 2021. Foi Bolsista do Programa de Apoio ao Pós-Doutorado (PAPD/FAPERJ), junto ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Realizou Doutorado Sanduíche (2014) pelo PDSE/CAPES na North Dakota State University (NDSU) - Plant Science, Fargo-ND/USA, sob orientação do PhD Marcelo J. Carena, no laboratório Wiidakas/Corn Breeding. Possui Doutorado (2015) e Mestrado (2011) em Genética e Melhoramento de Plantas pela UENF e Graduação (2007) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi Bolsista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA/CAFÉ (2008) e de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (2004). Participou ativamente dos registros, junto ao MAPA, de quatorze cultivares de Milho Pipoca para o Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Suas pesquisas estão relacionadas às áreas de desenvolvimento e validação de marcadores moleculares microssatélites (SSR), métodos clássicos de melhoramento de plantas anuais, seleção genômica ampla (GWS), obtenção de genótipos de milho pipoca tolerantes aos estresses bióticos e abióticos, estudos de diversidade de espécies nativas da Amazônia.

  • Ana Aparecida Bandini Rossi, Laboratório de Genética Vegetal e Biologia Molecular da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1996), mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Genética Vegetal, Biologia Molecular e Biologia da Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aspectos Reprodutivos e Diversidade Genética em espécies Vegetais Nativas e Cultivadas e conservação dos Recursos Naturais. Participa como orientadora dos Programas de Pós Graduação: Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos, Genética e Melhoramento de Plantas e do Doutorado Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, da Rede Bionorte.

  • Vicente de Paulo Campos Godinho, Pesquisador da Embrapa Rondônia, Vilhena – RO.

    possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e doutorado em Fitotecnia, área de Nutrição Mineral de Plantas, pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: algodão, soja, milho, girassol, sorgo, arroz, nutrição mineral, melhoramento genético, bioenergia e integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

  • Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães, Pesquisador Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas – MG

    Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1983), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1986) e doutorado em Plant Breeding pela Iowa State University of Science and Technology (2001). Ganhou o prêmio "Gamma Sigma Delta" da "Honor Society of Agriculture", por desempenho acadêmico no Doutorado. É pesquisador da EMBRAPA desde 1989. Foi líder, de 2002 à 09/2015, do programa da Embrapa de desenvolvimento de cultivares de milho. Foi gestor do Núcleo de Recursos Genéticos e Desenvolvimento de Cultivares da Embrapa Milho e Sorgo. É bolsista do CNPq em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora. Tem experiência em Melhoramento Genético de Milho, atuando nos seguintes temas: desenvolvimento de híbridos, linhagens e variedades, resistência à pragas e doenças e desenvolvimento de cultivares biofortificadas, com grãos com melhor qualidade protéica e maiores concentrações de carotenóides precursores de vitamina A.

References

ALBUQUERQUE, C.J.B.; VON PINHO, R.G.; SILVA, R. Produtividade de híbridos de milho verde experimentais e comerciais. Bioscience Journal, v.24, n.2, p.69-76, 2008.

ALVARES, C.A.; STAPE, J.L.; SENTELHAS, P.C.; GONÇALVES, J.L.M.; SPAROVEK, G. Köppen’s climate classification map for Brazil. Meteorologische Zeitschrift, v.22, n.6, p.711-728, 2013.

ALVES, B.M.; FILHO, A.C.; BURIN, C.; TOEBE, M.; SILVA, L.P. Divergência genética de milho transgênico em relação à produtividade de grãos e à qualidade nutricional. Ciência Rural, v.45, n.5, p.884-891, 2015.

BARROS, A.M.; FALEIRO, F.G.; KARIA, C.T.; SHIRATSUCHI, L.S.; ANDRADE, R.P.; LOPES, G.K.B. Variabilidade genética e ecológica de Stylosanthes macrocephala determinadas por RAPD e SIG. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.40, n.9, p.899-909, 2005.

BERTAN, I.; CARVALHO, F.I.F.; OLIVEIRA, A.C.; VIEIRA, E.A.; HARTWIG, I.; SILVA, J.A.G.; SHIMIDT, D.A.M.; VALÉRIO, I.P.; BUSATO, C.C.; RIBEIRO, G. Comparação de métodos de agrupamento na representação da distância morfológica entre genótipos de trigo. Revista Brasileira de Agrociência, v.12, n.3, p.279-286, 2006.

CRUZ, C.D.; CARNEIRO, P. C. S. Modelos biométricos Aplicados ao Melhoramento Genético. Viçosa: Editora da UFV, p.585, 2003.

CRUZ, C.D.; CARNEIRO, P. C. S. Modelos biométricos aplicados ao melhoramento genético. Viçosa: Editora da UFV. 2006.

CRUZ, C.D.; REGAZZI, A. J. Modelos biométricos aplicados ao melhoramento genético. Viçosa: Editora da UFV. 1994.

CRUZ, C.D. GENES - a software package for analysis in experimental statistics and quantitative genetics. Acta Scientiarum. v.35, n.3, p.271-276, 2013.

ERTIRO, B.T.; TWUMASI-AFRIYIE, S.; BLÜMMEL, M.; FRIESEN, D.; NEGERA, D.; WORKU, M.; KITENGE, K. Genetic variability of maize stover quality and the potential for genetic improvement of fodder value. Field Crops Research, v.153, p.79-85, 2013.

KOPP, M.M.; SOUZA, V.Q.; COIMBRA, J.L.M.; LUZ, V.K.; MARINI, N.; OLIVEIRA, A.C. Melhoria da correlação cofenética pela exclusão de unidades experimentais na construção de dendrogramas. Revista da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia, v.14, p.46-53, 2007.

MAHALANOBIS, P.C. On the generalised distance in statistics. Proceedings of the National Institute of Science, v.2, p.49-55, 1936.

MOJENA, R. Hierarchical grouping methods and stopping rules: an evaluation. The Computer Journal, v.20, n.4, p.359-363, 1977.

PAIXÃO, S.L.; CAVALCANTE, M.; FERREIRA, P.V.; MADALENA, J.A.S, PEREIRA, R.G. Divergência genética e avaliação de populações de milho em diferentes ambientes no estado de Alagoas. Revista Caatinga, v.21, n.04, p.191-195, 2008.

PATERNIANI, E.; NASS, L.L.; SANTOS, M.X. O valor dos recursos genéticos de milho para o Brasil: uma abordagem histórica da utilização do germoplasma. In: UDRY, C. W.; DUARTE, W. (Org.). Uma história brasileira do milho: o valor dos recursos genéticos. Brasília: Paralelo 15. p.11- 41, 2000.

PFANN, A.Z.; FARIA, M.V.; ANDRADE, A.A.; NASCIMENTO, I.R.; FARIA, C.M.D.R.; BRINGHENTTI, R.M. Capacidade combinatória entre híbridos simples de milho em dialelo circulante. Ciência Rural, v.39, n.3, p.635-641, 2009.

PIMENTEL-GOMES, F. Curso de Estatística Experimental. Editora Nobel, p.467, 1985.

ROTILI, E.A.; CANCELLIER, L.L.; DOTTO, M.A.; PELUZIO, J.M.; CARVALHO, E.V. Divergência genética em genótipos de milho, no Estado do Tocantins. Ciência Agronômica, v.43, n.3, p.516-521, 2012.

SANTOS. W.F.; MACIEL, L.C.; SODRÉ, L.F.; SILVA, R.M.; AFFÉRRI, F.S.; FREITAS, J.H.; SILVA, J. Diversidade genética em genótipos de milho para baixo nível tecnológico em Gurupi, TO. Tecnologia & Ciência Agropecuária, v.11, n.2, p.21-24, jun. 2017.

SCHMILDT, E.R.; CRUZ, C.D.; ZANUNCIO, J.C.; PEREIRA, P.R.G.; FERRÃO, R.G. Avaliação de métodos de correção do estande para estimar a produtividade em milho. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.36, n.8, p.1011-1018, 2001.

SILVA, K.C.L.; SILVA, K.P.; CARVALHO, E.V.; ROTILI, E.A.; AFFÉRRI, F.S.; PELUZIO, J.M. Divergência genética de genótipos de milho com e sem adubação nitrogenada em cobertura. Agro@mbiente On-line, v.9, n.2, p.102-110, 2015.

SINGH, D. The relative importance of characters affecting genetic divergence. Indian Journal of Genetics and Plant Breeding, v.41, p.237-245, 1981.

SUDRÉ, C.P.; RODRIGUES, R.; RIVA E.M.; KARASAWA, M.; AMARAL JÚNIOR, A.T. Divergência genética entre acessos de pimenta e pimentão utilizando técnicas multivariadas. Horticultura Brasileira, v.23, p.22-27, 2005.

TOEBE, M.; FILHO, A.C.; BURIN, C.; CASAROTTO, G.; HAESBAERT, F.M. Tamanho de amostra para estimação da média e do coeficiente de variação em milho. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.49, n.11, p.860-871, 2014.

Published

2021-12-09

Issue

Section

Nota Científica

How to Cite

Diversidade genética entre genótipos de milho (Zea mays L.) a partir de caracteres morfoagronômicos. (2021). Revista De Ciências Agro-Ambientais, 19(2), 125-131. https://doi.org/10.30681/rcaa.v19i2.5988

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.