Efeito alelopático de extratos aquosos de Solanum paniculatum L., na germinação e crescimento inicial de alface
DOI:
https://doi.org/10.5327/rcaa.v16i1.1805Palabras clave:
jurubeba, decocção, maceraçãoResumen
Alelopatia pode ser definida como efeito inibitório ou estimulatório que uma planta exerce sobre a outra por meio da liberação de compostos químicos no ambiente. Diversas espécies do gênero Solanum apresentam propriedades alelopáticas e medicinais. Solanum paniculatum L, (jurubeba) é uma espécie nativa do Brasil, utilizada na medicina popular. O presente estudo objetivou avaliar a atividade alelopática de extratos aquosos de raízes de S. paniculatum, na germinação e crescimento inicial de alface. Os extratos foram preparados sob a forma de decocção e maceração, nas concentrações: 3; 6; 12; 25; 50 e 100 mg mL-1. Como tratamento controle foi utilizado água destilada. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, organizado em esquema fatorial 2x7, sendo dois tipos extratos (decocto e macerado) e sete concentrações, com quatro repetições de 50 sementes de alface por concentração. Foram avaliadas as seguintes variáveis: índice de velocidade de germinação, primeira contagem, porcentagem de germinação, comprimento da parte aérea e comprimento da parte radicular. Observou-se que os extratos influenciaram em todas as variáveis, sendo que no extrato macerado houve uma maior redução do índice de velocidade germinação, primeira contagem, porcentagem de germinação e comprimento da parte radicular. O extrato macerado apresentou maior atividade alelopática quando comparado ao extrato decocto. Em ambos os extratos, na concentração de 100 mg mL-1 foi registrada uma maior inibição do comprimento da parte aérea e radicular, não havendo crescimento das plântulas de alface. Conclui-se que extratos aquosos de raízes de S. paniculatum possuem efeito alelopático inibitório sobre a germinação e crescimento inicial de alface.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Vinicius Delgado da Rocha, Taynara Antunes dos Santos, Rosimeire Barboza Bispo, Kelli Évelin Muller Zortéa, Ana Aparecida Bandini Rossi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC ND 4.0)
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
A obra Revista de Ciências Agroambientais (ISSN 1677-6062) está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.