Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Cultura e Extensão da UNEMAT tem objetivo de ser um espaço para divulgação e incentívo das ações de extensão e de cultura na Instituição. O público-alvo da revista são professores e profissionais exetensionistas. 

A revista constituir-se-á de seis seções genéricas, possibilitando que o caráter interdisciplinar seja garantido de acordo com as áreas e linhas temáticas da Extensão. São elas:

1- Entrevistas

2- Artigos

3- Relátos de experiências/Comunicação

4- Programa ou projetos institucionais

5- Resenhas

6- Trabalhos e criação artística

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Os projetos de extensão e cultura desenvolvidos na UNEMAT vem contribuindo de maneira bastante relevante para soluções de problemas da sociedade nos locais onde a Instituição está presente, por meio de atividades realizadas por professores, profissionais técnicos e estudantes de vários níveis de ensino. A criação de uma revista de extensão e cultura é, sem dúvida, espaço para divulgar o tipo de conhecimento que a extensão produz podendo gerar dados e índices de valores acadêmicos inclusive para ações no ensino de graduação e pós-graduação e também na pesquisa. Muitos profissionais envolvidos com a extensão também são pesquisadores e professores , de modo que se pode conferir a inextricável relação que há entre as três áreas organizadas institucionalmente. Nesse sentido, qualificara a extensão é também poder mostrar que a ela produz conhecimento, um conhecimento muito mais próximo da realidade, o que faz da extensão uma das áreas de atuação mais imprescindíveis da universidade.