Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Cultura e Extensão da UNEMAT tem objetivo de ser um espaço para divulgação e incentívo das ações de extensão e de cultura na Instituição. O público-alvo da revista são professores e profissionais exetensionistas. 

A revista constituir-se-á de seis seções genéricas, possibilitando que o caráter interdisciplinar seja garantido de acordo com as áreas e linhas temáticas da Extensão. São elas:

1- Entrevistas

2- Artigos

3- Relátos de experiências/Comunicação

4- Programa ou projetos institucionais

5- Resenhas

6- Trabalhos e criação artística

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ISSN Eletrônico 2448-2420

Histórico do periódico

Os projetos de extensão e cultura desenvolvidos na UNEMAT vem contribuindo de maneira bastante relevante para soluções de problemas da sociedade nos locais onde a Instituição está presente, por meio de atividades realizadas por professores, profissionais técnicos e estudantes de vários níveis de ensino. A criação de uma revista de extensão e cultura é, sem dúvida, espaço para divulgar o tipo de conhecimento que a extensão produz podendo gerar dados e índices de valores acadêmicos inclusive para ações no ensino de graduação e pós-graduação e também na pesquisa. Muitos profissionais envolvidos com a extensão também são pesquisadores e professores , de modo que se pode conferir a inextricável relação que há entre as três áreas organizadas institucionalmente. Nesse sentido, qualificara a extensão é também poder mostrar que a ela produz conhecimento, um conhecimento muito mais próximo da realidade, o que faz da extensão uma das áreas de atuação mais imprescindíveis da universidade.

A proposição da revista em 2016 com sua constituição inicial foi um grande passo na afirmação das políticas de extensão da Unemat. Contudo, necessitou de um período de fortalecimento de recursos humanos a fim de que pudesse alçar voo definitivamente. Assim, em 2023 está sendo retomada enquanto publicação que procura evidenciar e divulgar trabalhos nas áreas diversas da extensão e nas diferentes possibilidades de divulgação cultural de Cáceres e região, bem como do estado de Mato Grosso. Além disso, procura ser veiculo de divulgação de trabalhos extensionistas e e debater as questões que envolvem, tanto as relações da extensão em sua correlação com o ensino e a pesquisa, quanto com a produção artística cultural em seus diferentes aspectos teóricos e práticos.