AS LEIS BRASILEIRAS, A CULTURA E TECNOLOGIA: GARANTIAS DE EMANCIPAÇÃO OU ALIENAÇÃO?

Autores

  • Giovanna Lyssa de Miranda Pinto Teixeira Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT
  • Josiane Magalhães Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rceu.v1i1.13645

Palavras-chave:

Cultura, Legislação, Brasil, tecnologia

Resumo

 

As sociedades humanas são variadas e possuem diferentes níveis de complexidade. Em virtude dessa variabilidade, as culturas advindas desses agrupamentos humanos, bem como suas expressões culturais por vezes disputam espaços e são suplantadas ou silenciadas umas pelas outras ao longo da história da humanidade. Nos estados democráticos tais questões relativas à cultura têm se tornado elemento de constituição de garantias legislativas e espaço de disputa, sofrendo diferentes pressões ao longo do tempo. Atualmente com as inovações tecnológicas as sociedades vêm sofrendo transformações aceleradas naquilo que se refere aos fenômenos relacionados à produção, distribuição e consumo de bens culturais. Desta forma, pautados na pesquisa ação e participante, procurou-se discutir a importância da cultura no âmbito social e econômico e compreender a criação de leis que instiguem a população a participar ativamente do desenvolvimento das ações culturais. Além disso, observou-se como as inovações tecnológicas que condicionam a cultura podem ser percebidas em um processo histórico lento e gradual de conquistas nem sempre fáceis de espaços de representatividade que carecem de reconhecimento tanto das populações quanto de governos.

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Biografia do Autor

  • Giovanna Lyssa de Miranda Pinto Teixeira, Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT

    graduanda curso de bacharelado em Ciências Jurídicas Unemat; bolsista FAPEMAT.

  • Josiane Magalhães, Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT

    ORCID https://orcid.org/0000-0001-6531-2089

    possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), segunda Licenciatura em Pedagogia pela FAEL - polo Cáceres MT (2018-2019), graduação em andamento em Direito(2018 -2020), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). É professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Leciona na área das Ciências Sociais, em disciplinas como :Sociologia e Sociologia da Educação, com ênfase em Teoria Sociológica, Ciência Politica, Sociologia Aplicada a Saúde, Sociologia Rural e Organizacional. Realiza pesquisas e trabalhos de extensão em interface com a pesquisa voltados para temas como: Burnout em profissionais da saúde, docentes e policiais; Arte em Cena: projeto voltado ao ensino de temas ligados a questões de saúde e comportamentos sociais, com enfase na arte como ferramenta pedagógica - projeto de extensão com interface a pesquisa de caráter permanente a partir de 2017; Comunidade Feliz ( projeto interdisciplinar voltado para a Saúde Preventiva e Qualidade de Vida); processos de formação humana e construção da consciência, processos de construção da identidade e formação moral, processos de socialização entre indivíduos em diferentes momento da vida (da infância a terceira idade), processos de educação e aprendizagem, influencias da cultura, família e escola; processos de socialização do ser humano e sua relação com a natureza; processos de aquisição de escrita e leitura enquanto processos sociais e o teatro como ferramenta pedagógica. É avaliadora institucional e de cursos do MEC/INEP nas modalidades: avaliação de cursos, IES presencial e EaD. professora da Universidade Aberta do Brasil UAB/CAPES/Unemat graduação e especialização em Gestão em Saúde. Coordenou o curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso de 2012 a 2015. Especialização em Docência em Saúde pela UFRGS (2016). Em 2022 foi eleita suplente para o Conselho de Cultura do estado de Mato Grosso. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Ciências Humanas NECH.

Referências

TEIXEIRA, Giovanna e MAGALHÃES, Josiane. Relatório de pesquisa de Iniciação Científica: A música como elemento da arte no processo de aprendizagem do estudante. 2022;

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MINISTÉRIO DA CULTURA. Lei Aldir Blanc. SISTEMA NACIONAL DE CULTURA. Disponível em: http://portalsnc.cultura.gov.br/auxilio-cultura/auxiliocultura/. Acesso em: 5 abr. 2023

Publicado

2025-06-10

Como Citar

Lyssa de Miranda Pinto Teixeira, G., & Magalhães, J. (2025). AS LEIS BRASILEIRAS, A CULTURA E TECNOLOGIA: GARANTIAS DE EMANCIPAÇÃO OU ALIENAÇÃO?. Revista Cultura & Extensão UNEMAT, 1(1). https://doi.org/10.30681/rceu.v1i1.13645