A ARTE ATRAVÉS DA INTERNET E DAS REDES SOCIAIS: O ACESSO À CULTURA DIANTE DAS TELAS.

Autores

  • Karoliny Ribeiro da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT
  • Marcelo Luis Grassi Beck Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT
  • Josiane Magalhães Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rceu.v1i1.13658

Palavras-chave:

Arte; Cultura; Museus; Redes Sociais; Tecnologia

Resumo

A pesquisa aborda o acesso à arte no século XXI por meio das redes sociais, destacando o Brasil, que ocupa o terceiro lugar mundial em usuários dessas plataformas. O estudo explora o impacto das redes sociais na arte, facilitando a disseminação de informações e promovendo o acesso à cultura. O artigo examina como a cultura está interligada à arte e os modos de acesso artístico proporcionados pelas redes sociais, que simplificam esse acesso. O objetivo é avaliar o cenário atual de abundante acessibilidade à informação, considerando como as redes sociais qualificam e facilitam o acesso à arte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karoliny Ribeiro da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT

    Estudante do curso de Bacharelado em Enfermagem pela Universidade do Mato Grosso-UNEMAT. Bolsista de iniciação cientifica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso, FAPEMAT-UNEMAT. Integrante do projeto Arte em cena: cenários de pesquisa-ação.

  • Marcelo Luis Grassi Beck, Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Marília (1996), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Assis -SP(2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Marília-SP (2006). Atualmente é professor efetivo assistente III da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, Organizacional ,Jurídica e Psicologia da Saúde, atuando em temas como Stress e Burnout, Relações Interpessoais, Saúde Mental, Dificuldades de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil. Membro do Núcleo de Estudos em Ciências Humanas e do Centro de Pesquisas em Ciências Humanas .

  • Josiane Magalhães, Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT

    possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), segunda Licenciatura em Pedagogia pela FAEL - polo Cáceres MT (2018-2019), graduação em andamento em Direito(2018 -2020), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). É professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Leciona na área das Ciências Sociais, em disciplinas como :Sociologia e Sociologia da Educação, com ênfase em Teoria Sociológica, Ciência Politica, Sociologia Aplicada a Saúde, Sociologia Rural e Organizacional. Realiza pesquisas e trabalhos de extensão em interface com a pesquisa voltados para temas como: Burnout em profissionais da saúde, docentes e policiais; Arte em Cena: projeto voltado ao ensino de temas ligados a questões de saúde e comportamentos sociais, com enfase na arte como ferramenta pedagógica - projeto de extensão com interface a pesquisa de caráter permanente a partir de 2017; Comunidade Feliz ( projeto interdisciplinar voltado para a Saúde Preventiva e Qualidade de Vida); processos de formação humana e construção da consciência, processos de construção da identidade e formação moral, processos de socialização entre indivíduos em diferentes momento da vida (da infância a terceira idade), processos de educação e aprendizagem, influencias da cultura, família e escola; processos de socialização do ser humano e sua relação com a natureza; processos de aquisição de escrita e leitura enquanto processos sociais e o teatro como ferramenta pedagógica. É avaliadora institucional e de cursos do MEC/INEP nas modalidades: avaliação de cursos, IES presencial e EaD. professora da Universidade Aberta do Brasil UAB/CAPES/Unemat graduação e especialização em Gestão em Saúde. Coordenou o curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso de 2012 a 2015. Especialização em Docência em Saúde pela UFRGS (2016). Em 2022 foi eleita suplente para o Conselho de Cultura do estado de Mato Grosso. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Ciências Humanas NECH.

Referências

BARROSO, Priscila F.; NOGUEIRA, Hudson S. História da arte. 2018. E-book. ISBN

9788595022980. Disponível em:

<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595022980/>. Acesso em: 26 mar. 2023.

ALVES, André; MOTA, Marlon; TAVARES, Thiago. O Instagram no processo de engajamento das práticas educacionais: A dinâmica para a socialização do ensino a aprendizagem. Revista Eletrônica do Centro Universitário do Rio São Francisco. Paulo Afonso. v. 12, n. 19, novembro. 2018. Disponível em: <https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2018/19/o_instagram_no_processo_de_engajamento_das_praticas_educacionais.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2024.

COLLINGWOOD, Robin George. The Principles of Art. Oxford: Oxford University, 1938. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=SXpMC9416y4C&oi=fnd&pg=IA2&dq=The+Principles+of+Art&ots=bWwV4XzavW&sig=oJPUp-91HaTIKTz0R92fAXxJrg8#v=onepage&q=The%20Principles%20of%20Art&f=false>. Acesso em: 7 maio 2024.

COSTA, Claudio Ferreira. O que é arte? 2002. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/8242498/mod_resource/content/1/O%20que%20%C3%A9%20arte%20claudio_costa.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2024.

CULTURA GENIAL. Quadro A Noite Estrelada de Vincent van Gogh. Cultura Genial. Disponível em: <https://www.culturagenial.com/quadro-a-noite-estrelada-de-vincent-van-gogh/>. Acesso em: 20 jun. 2024.

CULTURA GENIAL. Quadro O Grito de Edvard Munch. Cultura Genial. Disponível em: <https://www.culturagenial.com/quadro-o-grito-de-edvard-munch/>. Acesso em: 20 jun. 2024.

DANTO, Arthur. O mundo da Arte. 1 jan. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ars/a/RTtp5DxWNDbqVxfyy5P5dRF/>. Acesso em: 3 abr. 2024.

DERVICHE, André. Pandemia e crise estimulam inovação em museu. Jornal da USP, São Paulo, 15 de outubro de 2021. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/pandemia-e-crise-estimulam-inovacao-em-museus/>. Acesso em: 2 abr. 2024.

G1. Brasil é o 3º maior usuário de redes sociais no mundo. G1, 17 maio 2024. Disponível em: <https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/sebrae-parana/juntos-para-empreender/noticia/2024/05/17/brasil-e-o-3o-maior-usuario-de-redes-sociais-no-mundo.ghtml>. Acesso em: 20 jun. 2024.

GOV. Internet chega a 87,2% dos brasileiros com mais de 10 anos em 2022, revela IBGE, 09 de novembro de 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2023/novembro/internet-chega-a-87-2-dos-brasileiros-com-mais-de-10-anos-em-2022-revela-ibge>. Acesso em 5 maio 2024.

GELL, Alfred. A rede de Vogel: A rede de Vogel: armadilhas como obras de arte e obras de arte como armadilhas, 2001. Disponível em: <https://atrevidas.milharal.org/files/2019/09/GELL-Alfred.-A-rede-de-Vogel.-Armadilhas-como-obras-de-arte.pdf>. Acesso em: 3 maio 2024.

LAKATOS, Eva M. Metodologia do Trabalho Científico. Grupo GEN, 2021. E-book. ISBN

9788597026559. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597026559/>. Acesso em: 27 mar. 2023.

MARZIALE, Nicole Palucci. A importância da reafirmação da função social dos museus. O público e o privado. 30 abr. 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/issue/view/306/347>. Acesso em: 2 abr. 2024.

MOURA, Lucas Fernandes De; BONFIM, Cindy Emily Pinheiro; et al. A história das redes sociais e seus impactos. Revista FT, Rio de Janeiro, v. 28, n. 131. 6 fev. 2024. Disponível em: <https://revistaft.com.br/a-historia-das-redes-sociais-e-seus-impactos/>. Acesso em: 01 jun. 2024.

SILVEIRA, Marcelo Deiro Prates. Efeitos da Globalização e da Sociedade em Rede Via Internet na Formação de Identidades Contemporâneas. psicologia ciência e profissão. Scielo, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/TwtP4fS3hfWVmx9HptM7pLn/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 5 mar. 2024.

SOBRAL, Pedro Henrique. Redes sociais mais usadas no Brasil. escola de e-commerce, 2022. Disponível em: <https://www.tray.com.br/escola/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil> Acesso em: 3 abr. 2024.

TEIXEIRA, Eliana Maria de Souza Franco; BRITO, Rafaela Silva. A influência dos meios de comunicação na opinião pública no sistema político. Revista Direitos Democráticos & Estado Moderno, São Paulo, n. 2, 30 do 06 de 2021. Disponível em: . Acesso em: 3 maio 2024.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; CHIARA, Ivone Guerreiro Di. Das redes sociais à inovação. Scielo. abr. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ci/a/WTMRGVXjNdLNLDwGBD5HTXb/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 3 abr. 2024.

TORRES, Claudio. A Bíblia do Marketing Digital. 1 ed. Novatec, 2009. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=uDN7DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=a+biblia+do+marketing+digital&ots=7aPb6aIMK4&sig=gfD2FhvthE3ws-yIli6heiPNlais#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 7 maio 2024.

VELOSO, Ana Clara. Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais. O Globo, Rio de Janeiro, 26 mar. 2023. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2023/03/brasil-e-o-terceiro-pais-que-mais-consome-redes-sociais.ghtml>. Acesso em: 2 abr. 2024.

VERAS, Amanda Mayara Da Silva; SANTOS, Raiane Glenda Gomes Dos; ESTEVÃO, Flávia Gonçalves de Moura. Cultura Participativa e Mídias Sociais: unindo forças diante da produção de conteúdo. Portal Intercom, 2016. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2016/resumos/R52-0944-1.pdf>. Acesso em: 2 abr. 2024.

ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Artes visuais e ensino remoto: paroxismo nas interações em tempos de pandemia. 2021. Disponível em: . Acesso em 02 maio 2024.

Publicado

2025-06-10

Como Citar

Ribeiro da Silva, K., Grassi Beck, M. L., & Magalhães, J. (2025). A ARTE ATRAVÉS DA INTERNET E DAS REDES SOCIAIS: O ACESSO À CULTURA DIANTE DAS TELAS. Revista Cultura & Extensão UNEMAT, 1(1). https://doi.org/10.30681/rceu.v1i1.13658