A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA DIANTE DO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA) E O PAPEL DA ESCOLA NA MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ESTRUTURAÇÃO E INCLUSÃO DO ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rceu.v1i1.13686Palavras-chave:
Inclusão. Transtorno do Espectro Autista. Família. Escola. Educação Especial.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender o papel da escola na mediação da inclusão do aluno com diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista (TEA) e os impactos nas relações familiares, educacionais e no processo de socialização e o desenvolvimento das habilidades dos alunos. Embora muitos estudos enfoquem o processo de inclusão de alunos diagnosticados com TEA, tais estudos muitas vezes focam apenas processos pedagógicos dentro do ambiente escolar, não compreendendo o processo de inclusão em uma visão mais abrangente. A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais apresenta-se como um processo complexo envolvendo a escola, a família e a comunidade e precisa ser discutido principalmente com o foco no impacto que o diagnóstico causa nas relações familiares e que são determinantes para a efetiva participação e aderência no processo de inclusão junto a escola, procurando sanar as dificuldades e desenvolver as habilidades de cada aluno. Neste sentido, é preciso compreender a dimensão do impacto na família sofrida com o diagnóstico e quais os caminhos que a escola pode seguir para auxiliar uma estruturação que possa beneficiar o processo de inclusão e o desenvolvimento global do aluno. A metodologia utilizada no estudo foi bibliográfica através de pesquisa em base de dados como Scielo e Google Acadêmico, bem como, também literatura na área da Educação Especial e Inclusão Escolar que embasaram o trabalho. Através do estudo foi possível perceber que a interação entre a família e a escola é essencial para que se possa pensar em um processo de inclusão que atenda de forma mais ampla as necessidades do aluno e o desenvolvimento de suas habilidades.
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