UM PERCURSO DIASPÓRICO:
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO MIGRANTE NORDESTINO EM A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v17i01.10653Palavras-chave:
Diáspora. Identidade. Representação e Prática. A hora da estrela – Macabéa.Resumo
Pretende-se abordar a temática relacionada a um fenômeno muito comum no Brasil entre as décadas de 50 e 70, período de transição do rural para o urbano: o fluxo migratório dos nordestinos para diversas cidades grandes. Para isso, foi escolhida a obra de Clarice Lispector A hora da estrela. Como referencial teórico utilizou-se Stuart Hall que versa sobre a crise de identidade. Os resultados mostraram que Macabéa representa de forma geral a saga dos nordestinos, povo que carrega vários estereótipos construídos socialmente. Tais estereótipos são retratados por meio de linguagem essencialmente literária. Observou-se também que há em Macabéa uma sensação de não-pertencimento e de inadequação em relação ao lócus onde vive. Ao mesmo tempo, percebe-se nisso certa resistência para a afirmação sua identidade e cultura.
Downloads
Referências
CAVIGNAC, Julie. La littérature de colportage au Nord-Est du Brésil. De l’histoire éscrite ao récit oral. Paris : CNRS Édtions, 1997.
NEVES, S. de J.; FERREIRA, M. de J. “Sexo Frágil? Mulher Macho Sim Sinhô!”: Reflexão sobre as representações da mulher nordestina na sociedade brasileira (1990-2010). Para entender a história... ISSN 2179-4111. Ano 3, Vol. maio, Série 14/05, 2012, p.01-10. Disponível em: http://fabiopestanaramos.blogspot.com/2012/05/sexo-fragil-mulher-macho-simsinho.html#:~:text=Nesse%20contexto%20social%20inventado%2C%20a,%E2%80%9D%2C%20castigada%20pelo%20sert%C3%A3o%20nordestino. Acesso em: 20 de novembro de 2022.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. São Paulo: Ed. Rocco, 1997.
OLIVEIRA, S. R. de. O seco e o Molhado: a transubstanciação do regional no romance de Clarice Lispector. n. 14 (1987). Travessia: Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC. Disponível em: www.periodicos.ufsc.br. Acesso em: 10 de Junho de 2022.
HALL. Stuart. Pensando a diáspora reflexões sobre a terra no exterior. In: SOVIK, Liv (Organizadora) Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-Modernidade. 10a ED. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Acadêmicos de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).