UMA PROPOSTA DE ENSINO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA POR MEIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO MEME

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v18i01.11165

Palavras-chave:

Sociolinguística Educacional, Variação linguística, Gênero Textual, Meme

Resumo

Este artigo propõe, a partir da base teórica da Sociolinguística Educacional, uma abordagem da variação linguística por meio de uma sequência didática que trabalhe a leitura e a produção do gênero textual meme. A partir disso, objetiva-se investigar em que medida o ensino da variação linguística pode contribuir para o desenvolvimento da criticidade nos alunos do Ensino Fundamental II. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, articulada a uma proposta de intervenção pedagógica, que consiste numa sequência didática para uma turma do 8° ano do ensino fundamental. Ao fim, conclui-se, com a confirmação da hipótese, que os memes podem funcionar como ferramenta para a formação de alunos linguisticamente críticos e reflexivos acerca do uso de variantes, ampliando seu repertório diante de vários contextos linguísticos.

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Biografia do Autor

  • Ronaldo Adriano de Freitas, IFF

     Doutor em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF, onde atua no Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET), na graduação em Letras, e na especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade. Realiza pesquisas em História das Ideias Linguísticas e Análise do Discurso, trabalhando questões relacionadas ao Ensino de Língua Portuguesa, à circulação de saberes e produção de instrumentos linguísticos na internet, e à produção de software para o ensino.

  • Tamiris Barcelos dos Santos, Instituto Federal Fluminense

    Acadêmica da Licenciatura em Letras.

  • Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense

    Doutorado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil(2018)
    Professor Titular do Instituto Federal Fluminense , Brasil

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Publicado

30.07.2025

Como Citar

Freitas, R. A. de, Santos, T. B. dos, & Oliveira, T. S. de. (2025). UMA PROPOSTA DE ENSINO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA POR MEIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO MEME. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 18(01), e11165. https://doi.org/10.30681/real.v18i01.11165