UMA PROPOSTA DE ENSINO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA POR MEIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO MEME
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v18i01.11165Palavras-chave:
Sociolinguística Educacional, Variação linguística, Gênero Textual, MemeResumo
Este artigo propõe, a partir da base teórica da Sociolinguística Educacional, uma abordagem da variação linguística por meio de uma sequência didática que trabalhe a leitura e a produção do gênero textual meme. A partir disso, objetiva-se investigar em que medida o ensino da variação linguística pode contribuir para o desenvolvimento da criticidade nos alunos do Ensino Fundamental II. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, articulada a uma proposta de intervenção pedagógica, que consiste numa sequência didática para uma turma do 8° ano do ensino fundamental. Ao fim, conclui-se, com a confirmação da hipótese, que os memes podem funcionar como ferramenta para a formação de alunos linguisticamente críticos e reflexivos acerca do uso de variantes, ampliando seu repertório diante de vários contextos linguísticos.
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