O GÊNERO COMO RESPOSTA A EXPERIÊNCIAS RECORRENTES: UMA ANÁLISE DA CRÔNICA DE VERISSIMO SEGUNDO A VISÃO DE CAROLYN MILLER
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v18i01.11565Palavras-chave:
Crônica jornalística, Ação retórica, Comunidade retóricaResumo
No artigo em questão, o principal objetivo almejado foi uma proposta de análise textual e discursiva da crônica jornalística “O futuro do GPS”, escrita por Luis Fernando Verissimo (2009), partindo dos conceitos desenvolvidos por Miller (2012), sendo o gênero entendido como ação retórica e que é compartilhado e compreendido pelos outros membros em uma dada situação comunicativa pelo fato de estarem todos inseridos em uma mesma comunidade retórica. Foi possível observar que Verissimo seguiu as restrições relativas ao gênero e à comunidade retórica na qual ele produziu o texto, mas que também se valeu de uma transgressão temática para fins particulares e diferenciais. Concluiu-se que a crônica seguiu os moldes para a sua inserção como gênero por se configurar exatamente como uma ação retórica individual que possui certa liberdade, mas sem deixar de seguir as restrições impostas pelas forças centrípetas (de cunho restritivo) que Carolyn Miller ressalta em seu trabalho.
Downloads
Referências
COSSARI, Paulo Henrique. O cotidiano representado na crônica jornalística. Anais do 6º Encontro Celsul-Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul. Santa Catarina, 2004.
MILLER, Carolyn. Gênero textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola/Editora Universitária UFPE, 2012. 192 p.
PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GOUVÊA, Lúcia Helena Martins. Texto como discurso: uma visão semiolinguística. Revista Desenredo, v. 8, n. 1, 2012.
VERISSIMO, Luis Fernando. O futuro do GPS. O Globo, 31 dez. 2009.
VERISSIMO, Luis Fernando. O FUTURO DO GPS - Luiz Fernando Verissimo (escrito em 2009). Cult Carioca. Nov. 2013. Disponível em:
<https://www.cultcarioca.com.br/2013/11/luis-fernando-verissimo-o-futuro-do-gps.html>. Acesso em: 16 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Estudos Acadêmicos de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).