SOBRE A VISÃO NÃO DICOTÔMICA ENTRE FALA E ESCRITA: A NECESSIDADE DE SE PENSAR EM UMA DICOTOMIA
Palavras-chave:
Dicotomia, Fala, EscritaResumo
Luiz Antônio Marcuschi (1946 – 2016) é importante nome para os estudos linguísticos no Brasil, especialmente para a linguística textual e os estudos dos gêneros. Neste texto, pondera-se acerca de alguns apontamentos de Marcuschi sobre fala e escrita, em seu artigo publicado na Revista do GELNE pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Relete-se, também, sobre a necessidade de se considerar uma dicotomia entre fala e escrita quanto às suas características individuais.
Downloads
Referências
CHAFE, Wallace. Integration and Involvementin Speaking, Writing, and Oral Literature. In: D.TANNEN (ed.) 1982. Spoken and WrittenLanguage: Exploring Orality and Literacy. NewJersey, Ablex: Norwood, 1982.
MARCUSCHI, L. A. Fala e escrita: uma visão não dicotômica. Revista do GELNE, [S. l.], v. 3, n. 1/2, p. 1–7, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9178. Acesso em: 9 ago. 2022.
ROJO, Roxanne. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas – caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
STREET, Brian S. Social Literacies. CriticalApproaches to Literacy. in Development, Ethno-graphy and education. London & New York: Longman, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Acadêmicos de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).