TRIVIALIDADE TEMÁTICA E ROBUSTEZ ESTÉTICA NO CONTO “UMA GALINHA”, DE CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v17i01.12709Palavras-chave:
Cânone, Clarice Lispector, Harold BlommResumo
No presente artigo, tencionamos fazer uma análise do conto “Uma Galinha”, de Clarice Lispector para compreendermos os componentes textuais empregados pela autora que corroboram para que a referida produção seja pertencente ao cânone da literatura brasileira. Para tanto, nos ancoramos na teoria e percepção de Harold Bloom, entre outros estudiosos, e tecemos uma relação entre elementos canônicos tais como: o estranhamento, a originalidade, a tradição e o domínio da linguagem que encontramos na escrita da autora. Ademais, para recorte do trabalho aqui proposto, consideraremos uma abordagem da forma e da estética textual em vez da temática, proposta muito enfatizada pelo crítico do Cânone Ocidental (2013).
Downloads
Referências
BLOMM, H. O cânone ocidental. Tradução de Manuel Frias Martins. 5. ed. Lisboa: Temas e Debates, 2013.
BARTHES, R. Da obra ao texto. In: O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BARTHES, R. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada no dia 7 de janeiro de 1977. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 2007.
CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos (1750-1880). São Paulo: Todavia, 2023.
FASCINA, D. M; MARTHA, A. A. P. A recepção crítica de Clarice Lispector: momentos decisivos. Revista Desenredo. v. 11, n. 1, 2015, p. 92-109. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/4976. Acesso em: 29 jun. 2024.
JOUVE, V. Por que estudar literatura? Tradução de Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012.
NUNES, B. O mundo de Clarice Lispector. Série Torquato Tapajós. Manaus: Edições Governo do Estado do Amazonas, 1966.
LISPECTOR, C. Laços de família: contos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.
PROENÇA FILHO, D. A linguagem literária. 8. ed. São Paulo: Ática, 2007.
PROENÇA FILHO, D. Estilos de época na literatura. 2. ed. São Paulo: Liceu, 1969.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Acadêmicos de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).