ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIVRO ILUSTRADO:
UMA LEITURA DE MINHA AVÓ DE 100 ANOS, DE ANA LÚCIA DICHOFF
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v17i01.12818Palavras-chave:
Livro ilustrado; Literatura infantil sul-mato-grossense; Sentidos.Resumo
Este artigo se vale da apresentação da obra Minha avó de 100 anos, escrita por Anna Lucia de Almeida Dichoff, publicada pela editora Letraria em 2021. O livro, com ilustrações assinadas pelo ilustrador e roteirista de histórias em quadrinhos Luiz Gustavo Paulino de Almeida, realiza um belo diálogo entre o texto e a ilustração ao longo de quase 50 páginas e, de maneira harmônica, proporciona momentos de fruição e boa leitura a seus interessados. Iniciamos o texto apresentando algumas considerações sobre a literatura infantil no Brasil, dando destaque à produção do livro ilustrado na literatura infanto-juvenil brasileira. Na sequência, um apanhado sobre a produção literária em Mato Grosso do Sul, especialmente para comprovarmos o quanto a literatura deste estado precisa voltar seus olhos à produção local direcionada ao público infantil e juvenil, em pleno crescimento, conforme confirmamos na parte principal do estudo por apreciarmos criticamente a obra em destaque.
Downloads
Referências
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.
DICHOFF, Anna Lucia Almeida. Minha avó de 100 anos. Corumbá: Letraria, 2021.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. Cid Knipel. São Paulo: CosacNaify, 2010.
PEREIRA, Nilce M. Literatura, ilustração e o livro ilustrado. In: BONNICCI, Thomas & ZOLIN, Lucia Osana (orgs.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3ª. ed. rev. e ampl. Maringá: Ed.uem, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Acadêmicos de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).