AS REPRESENTAÇÕES DAS AVÓS NA OBRA UN PAPILLON DANS LA CITÉ DE GISÈLE PINEAU

Autores

  • EMILI MONTEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
  • MANUELLE MAUÉS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
  • ANNICK BELROSE UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v18i01.12999

Palavras-chave:

Narrativa de infância. Representação da avó. Transmissão Intergeracional. Crioulidade.

Resumo

Este artigo analisa a representação das avós em Un papillon dans la cité (1992), de Gisèle Pineau. A protagonista, Félicie, é criada por sua avó Man Ya, após ser abandonada pela mãe Aurélie. Man Ya se destaca por sua forma incomum de demonstrar afeto. A outra avó é Fathia, avó de Mohamed, amigo de Félicie, que preserva tradições culinárias de sua terra natal e deseja que seu neto compartilhe dessa cultura. A análise é feita sob o olhar de Félicie, considerando as diferenças culturais entre as avós. Metodologicamente, utilizamos pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, conforme Bardin (1997), referenciando conceitos de narrativa de infância (Escarpit e Poulou, 1993; Genette, 2017), além das distinções entre criança e infância (Chombard de Lauwe, 1991; Reiniers, 2012), ao movimento literário da Crioulidade (Bernabé, Chamoiseau e Confiant, 1993; Belrose, 2022 e Beira, 2017), a Teoria de Representação Social (Jodelet, 1989; Moscovici, 1991 apud Wachelke e Camargo, 2007) e a teoria de Transmissão Intergeracional (Tisseron, 2007) também sustentam a análise. Os resultados mostram Man Ya como uma mulher potomitan, descrita como guia, supersticiosa e manipuladora, enquanto Fathia simboliza a continuidade das tradições. Ambas influenciam cultural e afetivamente a vida de seus netos, refletindo a complexidade de suas identidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • EMILI MONTEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

    FORMADA EM LETRAS PORTUGUÊS/FRANCÊS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMA´PÁ

  • MANUELLE MAUÉS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

    Formada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Amapá

  • ANNICK BELROSE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

    PROFESSORA DOUTORA DE LÍNGUA E LITERATURA FRANCESA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Referências

AYAT, F. Les pratiques corporelles de la femme marocaine entre tradição e modernidade. Horizontes Magrebinos - Le droit à la mémoire , v. 1, p. 149–157, 1994.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 1997.

BEIRA SILVA, D. Éloge de la créolité: para uma tradução crioula. Brasília: Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Universidade de Brasília, 2017, 189 f. Dissertação de mestrado em Estudos da Tradução.

BELKAÏD, N. Grands-mères maghrébines et petits-enfants. De la transmission des liens familiaux à la transmission culturelle. Migrants formation, v. 98, n. 1, p. 112–122, 1994.

BELROSE, A. As manifestações da crioulidade nas obras autobiográficas de Patrick Chamoiseau. 2022. Tese (Doutorado em Estudos Literários) -UNESP/Araraquara (FCL-Ar). São Paulo, p. 150, 2022.

BENHADID, F. Fils d'un tel, père d'un tel. Fille de personne, père de rien. Le clair obscur des règles de la filiation en Algérie contemporaine. Cahiers de sociologie économique et culturelle , v. 1, p. 55–65, 1991.

BERNABÉ, J.; CHAMOISEAU, P.; CONFIANT, R. Éloge de la Créolité. Paris: Gallimard, 1993.

CONFIANT, R. Ravines du devant-jour. Paris: Gallimard, 1993.

ESCARPIT, D. ; POULOU, B. Le récit d’enfance. Paris : Editions du Sorbier, 1992.

GENETTE, G. Discurso da Narrativa. Tradução: Ana Alencar. 1ºed. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.

JODELET, D. Les representations sociales. Paris : Puf, 1989.

LAUWE, M.-J. C. De. Um outro mundo:a infância: Das representações a criação de uma linguagem Mítica. São Paulo: Editora perspectiva, 1991, v. 105, p. 1-23.

LHOTE, H. Les Touaregs du Hoggar. Paris : Éditions Larousse, 1955.

MESLEM, L. D. M. L’image des personnes âgées dans le manga algérien. Étude de cas. Isaniyat. Algéria, 2018.

MULOT, S. La matrifocalité caribéenne n’est pas un mirage créole. L’homme, 207-208/2013. Disponível em: http://journals.openedition.org/lhomme/24691. Acesso em: 20 mar. 2024.

PINEAU, G. Un papillon dans la cité. Paris : Éditions Sépia, 2010.

RENIERS, D. Enfant et enfance. D’un discerniment nécessaire... Approche psychologique. Recherches familiales, n° 9 (1), v. 105, 2012.

ROCHA, V. M. Colher memórias de velhos: retratos de avós em obras do caribe francófono. SC, Anuário de literatura, v. 26, p. 01-22, 2021.

SANTIAGO, E. Touaregues. Brasil. InfoEscola. S. d. Disponível em: https://www.infoescola.com/africa/tuaregues. Acesso em: 7 jul. 2023.

TISSERON, S. Transmissions et ricochets de la vie psychique entre les générations. In : La Revue Internationale de l’éducation familiale, v. 2, n. 2, p. 13-26, 2007. Disponível em https://www.cairn.info/revue-la-revue-internationale-de-l-education-familiale-2007-2-page-13.htm. Acesso em: 8 jul. 2023.

WACHELKE, J. F. R.; CAMARGO, B. V. Representações sociais, representações individuais e comportamento. Interam. J. psychol. Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 379-390, dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S00 3496902007000300013&lng=pt&nrm=isso. Acesso em: 14 ago. 2023.

ZOBEL, J. La rue case nègre. Paris: Présence Africaine, 1974.

Downloads

Publicado

30.07.2025

Como Citar

MONTEIRO, E. A. R., MAUÉS, M. O., & BELROSE, A. M. . (2025). AS REPRESENTAÇÕES DAS AVÓS NA OBRA UN PAPILLON DANS LA CITÉ DE GISÈLE PINEAU. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 18(01), e12999. https://doi.org/10.30681/real.v18i01.12999