PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM OLHAR PARA O CURSO DE LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MATO-GROSSENSE
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v18i01.13057Palavras-chave:
Práticas de Aprendizagem, Língua Inglesa, Pandemia da covid-19Resumo
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre os principais impactos e desafios nas práticas de aprendizagem de Língua Inglesa (LI), de uma turma do curso de Licenciatura em Letras durante a pandemia da covid-19. Empregando uma abordagem quali-quantitativa e a metodologia de pesquisa exploratória e participante, foram coletados dados por meio de um questionário enviado a 10 alunos do 7º semestre 2021/2 do curso de Letras de uma universidade pública situada no estado de Mato Grosso - MT. Do ponto de vista teórico, este estudo fundamenta-se na Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC), uma abordagem amplamente empregada em pesquisas nas áreas da Educação e da Linguística Aplicada. Essa teoria proporcionou uma compreensão mais profunda das complexas relações enfrentadas pelos alunos de LI no ambiente remoto, um contexto caracterizado pela constante adaptação e complexidade. Os dados indicaram que a aprendizagem de LI durante o Ensino Remoto foi significativamente afetada, forçando a comunidade acadêmica do curso investigado a se adaptar de forma brusca e repentina. Entre os principais achados, destaca-se a falta de interação e motivação durante as aulas mediadas pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE), além de casos de evasão e retrocesso de aprendizagem dos alunos.
Downloads
Referências
APPENZELLER, S. et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/9k9kXdKQsPSDPMsP4Y3XfdL/?lang=pt. Acesso em: 14 abr. 2022.
AZZARI, E. F. Ensino de inglês, tecnologias digitais e rupturas. Revista X, v. 2, n. 0.2015, 2015. Disponível em:https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/43486. Acesso em: 31 maio 2022.
BARTON, D.; LEE, C. Linguagem Online: Textos e práticas digitais. Tradução de Milton Camargo Mota, 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BASTOS, R. L. G.; LIMA, S. C. Narrativas de aprendizagem de inglês em tempos de pandemia. In: OLIVEIRA, K. C. C. de et al. (Org.). Reflexões sobre o ensino de línguas e literaturas, formação docente e material didático. São Paulo: Pedro e João Editores, 2020. p. 75-91. Acesso em: 20 mar. 2022.
BATISTA, P. C.; CORADIM, J. N. O trabalho com a oralidade nas aulas de inglês em tempos de pandemia. LínguaTec, v. 6, n. 2, p. 179-192, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5509. Acesso em: 02 maio 2022.
BEZERRA, J. L. S.; MENEZES, R. J. L. Os desafios de ensino aprendizagem de Biologia com a implementação do ensino remoto: um estudo com alunos do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas. UNB, 2021.
BORGES, E. F.; PAIVA, V. L. M. O. Por uma abordagem complexa de ensino de línguas. Revista Linguagem & Ensino, v. 14, n. 2, p. 337-356, 2011. Disponível em:https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15396. Acesso em: 27 abr. 2022.
CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des) igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3xD6ePQ. Acesso em: 31 abr. 2022.
CASTIONI, R. et al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, v. 29, p. 399-419, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3QzFHIh. Acesso em: 10 abr. 2024.
CRUZ, G. R.; SOUZA, V. V. S. Paradigma da complexidade e linguística aplicada: relações e propriedades a partir de produções cinematográficas. Revista do SELL, v. 5, n. 1, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3Q1qD7q. Acesso em: 18 mar. 2024.
CUNHA, L. F. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. P. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40014. Acesso em: 12 de abr. de 2022.
DUARTE, K. A.; MEDEIROS, L. S. Desafios dos docentes: as dificuldades da mediação pedagógica no ensino remoto emergencial. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3QJ6l3f. Acesso em: 13 maio 2024.
FARIAS, L. V. T. ENSINO REMOTO DE LÍNGUA INGLESA: TECNOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CURSOS DE IDIOMAS. Anais do Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas (ENFOPLE), v. 6, n. 1, 2020. Disponível em:https://anais.ueg.br/index.php/enfople/article/view/14203. Acesso em: 01 maio 2022.
FEITOSA, M. C. et al. Ensino remoto: o que pensam os alunos e professores? In: Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação. SBC, 2020. p. 60-68. Disponível em: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383. Acesso em: 16 jun. 2024.
FORTE, L. M.; FILHO, J. A. R. ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM CONTEXTO DE PANDEMIA: reflexões sobre uma experiência de estágio supervisionado. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 24, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3644. Acesso em: 13 jun. 2024.
FURTADO, B. A.; SAKOWSKI, P. A. M.; TÓVOLLI, M. H. (Org.). Modelagem de sistemas complexos para políticas públicas. Brasília: IPEA, 2015.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA, 2002.
HOLLAND, J. H. A ordem oculta: como a adaptação gera a complexidade. Trad. De José Luís Malaquias. Lisboa: Gradiva, junho de 1997.
LARSEN-FREEMAN, D. Chaos/Complexity Science and Second Language Acquisition. Applied Linguistics, v.18, n.2, p. 141–165, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1093/applin/18.2.141. Acesso em: 01 abr. 2024.
LUKOSEVICIUS, A. P.; MARCHISOTTI, G. G.; SOARES, C. A. P. Panorama da complexidade: principais correntes, definições e constructos. Sistemas & Gestão, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 455–465, 2017. Disponível em: https://bit.ly/43YvGvo. Acesso em: 04 abr. 2024.
MARTINS, S, T, A. Dinamizando o ensino de inglês em tempos de pandemia: Experiências de ensino através do Instagram de um projeto de extensão. fólio-Revista de Letras, v. 12, n. 2, 2020. Disponível em:https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/7423. Acesso em: 03 maio 2022.
MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Para uma redefinição de Letramento Crítico: conflito e produção de Significação. In: MACIEL, R. F.; ARAUJO, V. de A. (Orgs.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco editorial, 2011.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
OLIVEIRA, C. A.; AMÂNCIO, J. R. S. Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados. Devir Educação, [S. l.], p. 323–340, 2021. DOI: 10.30905/rde.v0i0.455. Disponível em: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/455. Acesso em: 13 maio. 2024.
OLIVEIRA, C. A.; SOUZA, A. J. R. Estratégias didáticas de professores no Ensino Remoto Emergencial (ERE) frente à pandemia da Covid-19: novos desafios, outros aprendizados. Devir Educação, p. 323-340, 2021. Disponível em: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/455. Acesso em: 04 abr. 2024.
PAIVA, V. L. M. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. In: JESUS, Dánie Marcelo de; MACIEL. Ruberval Franco (Orgs.) Olhares sobre tecnologias digitais: linguagens, ensino, formação e prática docente. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 44. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, p. 21-34.
PAIVA, V. L. M. O. Autonomia e Complexidade. Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 9, n. 1, p. 77-127, 2006.
PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em Estudos Linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019.
PETERLE, C. F. et al. Insatisfação de Adolescentes com o Ensino Remoto Emergencial em Tempos de Pandemia. In: Anais Estendidos do XXIX Seminário de Educação. SBC, 2021. p. 43-50.
RABELLO, C. Aprendizagem de línguas mediada por tecnologias e formação de professores: recursos digitais na aprendizagem on-line para além da pandemia. Ilha do Desterro, v. 74, p. 67-90, 2022. Disponível em: https://bit.ly/3JkCRoc. Acesso em: 03 maio 2022.
ROSA, R. T. N. Das aulas presenciais às aulas remotas: As abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus COVID-19. Rev. Cient. Schola Colégio Militar de Santa Maria Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil Volume VI, Número 1, julho 2020. ISSN 2594-7672. Disponível em: https://bit.ly/3QC2Fyl. Acesso em: 22 jun. 2022.
SANTOS, E. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença?# livesdejunho. Escrevivências ciberfeministas e ciberdocentes: narrativas de uma mulher durante a pandemia Covid-19. 1ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 57-74, 2020. Disponível em: https://bit.ly/4eu0Dw9. Acesso em: 20 jun 2024.
SANTOS, E. Escrevivências ciberfeministas e ciberdocentes: narrativas de uma mulher durante a pandemia Covid-19. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. 192 p. ISBN: 978-65-5869-636-0 [Impresso] e 978-65-5869-668-1 [Digital].
SANTOS, E. M. O ensino remoto emergencial e o uso de recursos digitais em aulas de língua inglesa. Ilha do Desterro, v. 74, p. 145-160, set/dez 2021. Disponível em: https://bit.ly/3yi06wS. Acesso em: 07 de abr. de 2022.
SILVA, V. A dinâmica caleidoscópica do processo de aprendizagem colaborativa no contexto virtual: um estudo na perspectiva da complexidade/ caos, 237f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos), Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
SEBA, A. L. D. V. Entre Adaptações E Complexidades: Um Estudo Sobre O Processo De Ensino De Língua Estrangeira Mediado Por Tecnologias Digitais Em Uma Escola Do Campo No Município De Cáceres-Mt. Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de pós-graduação em Linguística. UNEMAT, 2020.
SEBA, A. L. D. V. Learning Through Cartoons: aprendizado de língua inglesa mediado por computador na perspectiva dos sistemas adaptativos complexos. 2017, 97f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Letras Inglês/Português) da Universidade do Estado de Mato Grosso. Cáceres-MT, 2017.
SEBA, A. L. D. V. Um estudo sobre o processo de ensino de línguas estrangeiras mediado por tecnologias digitais em uma escola do campo: entre adaptações, complexidades, desafios e possibilidade. Cáceres: Editora UNEMAT, 2023.
SEBA; A. L. D. V.; MARQUES; D. A. A Concepção de Letramento Digital de Professores e sua Influência na Prática Pedagógica: Desafios e Possibilidades na Pandemia da Covid-19. Anais do II CEDS Congresso de Educação e Desenvolvimento Social. 2021, p. 123-137
SILVA, B. M. F. A Contribuição Das Ferramentas Digitais Para o Ensino Remoto Da Língua Inglesa No Ensino Público Brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso. IFPB, 2020.
TROJAN, R, M.; SIPRAKI, R. Perspectivas de estudos comparados a partir da aplicação da escala Likert de 4 pontos: um estudo metodológico da pesquisa TALIS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, n. 2, p. 275-300, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Estudos Acadêmicos de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).