PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM OLHAR PARA O CURSO DE LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MATO-GROSSENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v18i01.13057

Palavras-chave:

Práticas de Aprendizagem, Língua Inglesa, Pandemia da covid-19

Resumo

Esta pesquisa apresenta um estudo sobre os principais impactos e desafios nas práticas de aprendizagem de Língua Inglesa (LI), de uma turma do curso de Licenciatura em Letras durante a pandemia da covid-19. Empregando uma abordagem quali-quantitativa e a metodologia de pesquisa exploratória e participante, foram coletados dados por meio de um questionário enviado a 10 alunos do 7º semestre 2021/2 do curso de Letras de uma universidade pública situada no estado de Mato Grosso - MT. Do ponto de vista teórico, este estudo fundamenta-se na Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC), uma abordagem amplamente empregada em pesquisas nas áreas da Educação e da Linguística Aplicada. Essa teoria proporcionou uma compreensão mais profunda das complexas relações enfrentadas pelos alunos de LI no ambiente remoto, um contexto caracterizado pela constante adaptação e complexidade. Os dados indicaram que a aprendizagem de LI durante o Ensino Remoto foi significativamente afetada, forçando a comunidade acadêmica do curso investigado a se adaptar de forma brusca e repentina. Entre os principais achados, destaca-se a falta de interação e motivação durante as aulas mediadas pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE), além de casos de evasão e retrocesso de aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

  • Andressa de Sá Alves, Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT

    Aluna regular do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), vinculada à linha de pesquisa: Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem. Graduada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas (2022).

  • Dr. Valdir Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP, 2003), Doutor em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras (FALE/UFMG, 2008) e pós-doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP, 2020). Professor efetivo do Curso de Letras/Cáceres, na área da Linguística Aplicada. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT na linha de Pesquisa Estudos de Processos de Práticas Sociais da Linguagem e do Programa de Mestrado Profissional em Letras/Cáceres (PROFLETRAS/CAPES). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Linguagem e Tecnologia do Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem (CEPEL/UNEMAT) e do GT Linguagem e Tecnologia da ANPOLL. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA) e coordenador do projeto de Pesquisa/CNPq "Linguagem, redes sociais e dispositivos móveis: resiliência e adaptações nas práticas de ensino e de aprendizagem contemporâneas" (Nº 427522/2016-1). Tem como foco de estudo, as práticas contemporâneas da linguagem e de ensino no contexto das tecnologias digitais na perspectiva da teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos.

  • Me. Adon Luan Duarte Vilasboas Seba, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Aluno regular do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, vinculado à linha de pesquisa: Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem. Mestre em Linguística pela mesma instituição. Especialista em metodologia do ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Cidade Verde/UniFCV. Aperfeiçoado em Tecnologias na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica pela Universidade Federal do Ceará.Aperfeiçoado em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Graduado em Letras/Inglês pela UNEMAT e em Pedagogia pela UniFCV. Técnico em Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres. Membro do grupo de pesquisa Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA). É avaliador ad hoc de periódicos da área de Letras. Dedica-se aos estudos sobre linguagem, tecnologia e ensino sob à luz da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos e pela Teoria Ator-rede. Idealizador do Canal no Youtube: Prof. Adson Luan Seba - Tecnologias e Ensino. Link: (https://bit.ly/327PYH2). Revisor textual freelancer. Contato: adson.seba@unemat.br

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Publicado

30.07.2025

Como Citar

Alves, A. de S., Silva, V., & Luan Duarte Vilasboas Seba, A. (2025). PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM OLHAR PARA O CURSO DE LETRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA MATO-GROSSENSE. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 18(01), e13057 . https://doi.org/10.30681/real.v18i01.13057