DESASSOSSEGO: A DESIGNAÇÃO DA PALAVRA-TÍTULO COMO ELEMENTO TEXTUAL NA OBRA DE FERNANDO PESSOA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v17i01.13562Palavras-chave:
Desassossego. Sentimento Apocalíptico. Semântica. Fernando Pessoa.Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo desenvolver um estudo enunciativo sobre os sentidos da palavra-título "Desassossego", explorando sua função no fragmento intitulado "Sentimento Apocalíptico" da obra Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa. Para aprofundar essa leitura, entrelaçamos as perspectivas da linguística e da literatura, ancorando nossa pesquisa na teoria da Semântica do Acontecimento, formulada por Eduardo Guimarães (2002, 2018). Esta teoria sustenta que a análise do significado linguístico deve focar no evento do dizer, princípio que fundamenta nossa abordagem. Adotamos, para essa pesquisa, uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, usando como método a pesquisa bibliográfico, bem como o conceito de recorte, o procedimento de sondagem e o método de reescrituração, para ilustrar como a repetição e variação na linguagem podem oferecer novas perspectivas sobre temas recorrentes na obra. Deste modo, este estudo não apenas aprofunda a compreensão da obra de Fernando Pessoa, mas também evidencia como a Semântica do Acontecimento nos permite examinar a forma como eventos e situações são representados e compreendidos através da linguagem.
Downloads
Referências
BRECHÓN, Robert. Estranho estrangeiro: uma biografia de Fernando Pessoa. Tradução de Maria Abreu e Pedro Tamen. 2° ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.
BRÉAL, M. Ensaio de semântica: ciência das significações. Tradução Eduardo Guimarães et al. 2. ed. Campinas: Editora RG, 2008.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.
HOUAISS, Antônio (1915-1999) e Villar, Mauro de Salles (1939-). Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do acontecimento. São Paulo: Pontes Editores, 2002.
GUIMARÃES, Eduardo. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. 2° ed. SãoPaulo: Hucited, 2012.
GUIMARÃES, Eduardo. Semântica: enunciação e sentido. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
MOISÉS, Massaud. Presença da literatura portuguesa: modernismo. 3° ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1974.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1 ed. São Paulo; Parábola, 2019.
PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda livros na cidade de Lisboa. Organização Richard Zenith. 2° ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
PESSOA, Fernando. Correspondência: 1905-1922. Organização Manuela Parreira da Silva. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos Acadêmicos de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).