DESASSOSSEGO: A DESIGNAÇÃO DA PALAVRA-TÍTULO COMO ELEMENTO TEXTUAL NA OBRA DE FERNANDO PESSOA

Autores

  • Ana Cláudia Ruas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Dra. Giseli Veronêz da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v17i01.13562

Palavras-chave:

Desassossego. Sentimento Apocalíptico. Semântica. Fernando Pessoa.

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo desenvolver um estudo enunciativo sobre os sentidos da palavra-título "Desassossego", explorando sua função no fragmento intitulado "Sentimento Apocalíptico" da obra Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa. Para aprofundar essa leitura, entrelaçamos as perspectivas da linguística e da literatura, ancorando nossa pesquisa na teoria da Semântica do Acontecimento, formulada por Eduardo Guimarães (2002, 2018). Esta teoria sustenta que a análise do significado linguístico deve focar no evento do dizer, princípio que fundamenta nossa abordagem. Adotamos, para essa pesquisa, uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, usando como método a pesquisa bibliográfico, bem como o conceito de recorte, o procedimento de sondagem e o método de reescrituração, para ilustrar como a repetição e variação na linguagem podem oferecer novas perspectivas sobre temas recorrentes na obra. Deste modo, este estudo não apenas aprofunda a compreensão da obra de Fernando Pessoa, mas também evidencia como a Semântica do Acontecimento nos permite examinar a forma como eventos e situações são representados e compreendidos através da linguagem.

Downloads

Biografia do Autor

  • Ana Cláudia Ruas , UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

    Licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso/ Unemat. E-mail: ana.ruas@unemat.br

  • Dra. Giseli Veronêz da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Pesquisadora do grupo Significar MT e professora substituta na UNEMAT.

Referências

BRECHÓN, Robert. Estranho estrangeiro: uma biografia de Fernando Pessoa. Tradução de Maria Abreu e Pedro Tamen. 2° ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.

BRÉAL, M. Ensaio de semântica: ciência das significações. Tradução Eduardo Guimarães et al. 2. ed. Campinas: Editora RG, 2008.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.

HOUAISS, Antônio (1915-1999) e Villar, Mauro de Salles (1939-). Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do acontecimento. São Paulo: Pontes Editores, 2002.

GUIMARÃES, Eduardo. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. 2° ed. SãoPaulo: Hucited, 2012.

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica: enunciação e sentido. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

MOISÉS, Massaud. Presença da literatura portuguesa: modernismo. 3° ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1974.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1 ed. São Paulo; Parábola, 2019.

PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda livros na cidade de Lisboa. Organização Richard Zenith. 2° ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

PESSOA, Fernando. Correspondência: 1905-1922. Organização Manuela Parreira da Silva. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Downloads

Publicado

16.12.2024

Como Citar

Ruas , A. C. ., & Silva, G. V. da. (2024). DESASSOSSEGO: A DESIGNAÇÃO DA PALAVRA-TÍTULO COMO ELEMENTO TEXTUAL NA OBRA DE FERNANDO PESSOA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 17(01), e13562. https://doi.org/10.30681/real.v17i01.13562