IDENTIDADE LINGUÍSTICA: UM ESTUDO COMPLEXO NA ESCRITA DO WHATSAPP DE UMA ALUNA BOLIVIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v18i01.13961

Palavras-chave:

Aluna boliviana; Grupo do WhatsApp; Sistemas Adaptativos Complexos.

Resumo

O presente artigo visa mostrar uma síntese do Trabalho de Conclusão de Curso na área da Linguística Aplicada, intitulado: Identidade linguística nas práticas de escrita do WhatsApp de uma aluna boliviana em uma escola pública da cidade de Cáceres-MT: um estudo de caso. Este estudo adota como referencial teórico os Sistemas Adaptativos Complexos (SAC), cujo objetivo é investigar a identidade linguística de uma aluna boliviana matriculada na Escola Estadual Onze de Março, na cidade de Cáceres/MT. Metodologicamente, nos inscrevemos na perspectiva da Complexidade, como será observado adiante, não tem estabelecido uma metodologia, mas um método, que permite a inserção de diferentes perspectivas para a realização da pesquisa. Dessa forma, lançaremos mão também dos procedimentos estabelecidos no “estudo de caso”. Ao desenvolver a pesquisa, seguindo os parâmetros aí estabelecidos, foi possível observar que a aluna boliviana se posiciona linguisticamente em diversas situações, tanto em espaços online como offline, tendo marcada, de forma pontual a sua configuração indentitária, que é, como apontaram os dados, de natureza complexa, dinâmica e adaptativa.

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Biografia do Autor

  • Edina Flores Parada, Unemat

    Mestra em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), beneficiária de bolsa de estudos concedida pela CAPES-UNEMAT. Graduada em Letras Português/ Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e possui uma experiência significativa como docente de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola no Colégio Bíblico de Cáceres - CBC e de Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Escola Estadual 11 de Agosto, localizada no distrito de Santa Clara do Monte Cristo - Vila Bela da Santíssima Trindade, fronteira com a Bolívia. Possui Segunda Licenciatura em Letras português/Espanhol e pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Espanhola obtida na Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Foi bolsista tanto no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UNEMAT) quanto no Programa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), onde concentrou seus esforços em pesquisas relacionadas à linguagem e práticas de ensino. (Texto informado pelo autor)

  • Valdir Silva, UNEMAT

    Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP, 2003), Doutor em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras (FALE/UFMG, 2008) e pós-doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP, 2020). Professor efetivo do Curso de Letras/Cáceres, na área da Linguística Aplicada. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT na linha de Pesquisa Estudos de Processos de Práticas Sociais da Linguagem e do Programa de Mestrado Profissional em Letras/Cáceres (PROFLETRAS/CAPES). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Linguagem e Tecnologia do Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem (CEPEL/UNEMAT) e do GT Linguagem e Tecnologia da ANPOLL. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA) e coordenador do projeto de Pesquisa/CNPq "Linguagem, redes sociais e dispositivos móveis: resiliência e adaptações nas práticas de ensino e de aprendizagem contemporâneas" (Nº 427522/2016-1). Tem como foco de estudo, as práticas contemporâneas da linguagem e de ensino no contexto das tecnologias digitais na perspectiva da teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

28.11.2025

Como Citar

Parada, E. F. ., & Silva, V. . (2025). IDENTIDADE LINGUÍSTICA: UM ESTUDO COMPLEXO NA ESCRITA DO WHATSAPP DE UMA ALUNA BOLIVIANA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 18(01), e13961. https://doi.org/10.30681/real.v18i01.13961