IDENTIDADE LINGUÍSTICA: UM ESTUDO COMPLEXO NA ESCRITA DO WHATSAPP DE UMA ALUNA BOLIVIANA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v18i01.13961Palavras-chave:
Aluna boliviana; Grupo do WhatsApp; Sistemas Adaptativos Complexos.Resumo
O presente artigo visa mostrar uma síntese do Trabalho de Conclusão de Curso na área da Linguística Aplicada, intitulado: Identidade linguística nas práticas de escrita do WhatsApp de uma aluna boliviana em uma escola pública da cidade de Cáceres-MT: um estudo de caso. Este estudo adota como referencial teórico os Sistemas Adaptativos Complexos (SAC), cujo objetivo é investigar a identidade linguística de uma aluna boliviana matriculada na Escola Estadual Onze de Março, na cidade de Cáceres/MT. Metodologicamente, nos inscrevemos na perspectiva da Complexidade, como será observado adiante, não tem estabelecido uma metodologia, mas um método, que permite a inserção de diferentes perspectivas para a realização da pesquisa. Dessa forma, lançaremos mão também dos procedimentos estabelecidos no “estudo de caso”. Ao desenvolver a pesquisa, seguindo os parâmetros aí estabelecidos, foi possível observar que a aluna boliviana se posiciona linguisticamente em diversas situações, tanto em espaços online como offline, tendo marcada, de forma pontual a sua configuração indentitária, que é, como apontaram os dados, de natureza complexa, dinâmica e adaptativa.
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