DINÂMICAS DA LINGUAGEM: O ENSINO E A PESQUISA EM LÍNGUA, LITERATURA E ARTE

Autores

  • Taisir Mahmudo Karim Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Agnaldo Rodrigues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v7i01.164

Resumo

Procuramos desenvolver, neste artigo, uma reflexão sobre o ensino de língua, literatura e artes nas escolas públicas do Brasil. Tomamos o lugar que considera a pesquisa como parte constitutiva da relação ensino/aprendizagem. Um processo contínuo que leva em conta o lugar do professor pesquisador sem deixar de lado a prática cotidiana do aluno. Revisitar métodos pedagógicos estabilizados em escolas públicas quase sempre nos leva a novas pesquisas que buscam apontar novos caminhos para o ensino da língua, literatura e arte, e é com esse intuito que propomos apresentamos neste texto, um olhar contemporâneo que considere o novo paradigma social que exige e desafia, nós pesquisadores da linguagem, a construir uma escola capaz de acompanhar e compreender os alunos do novo milênio.

Referências

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo – SP, Parábola Editorial, 2010.

______. A escrita escolar: uma prática que desenvolve nos alunos a consciência de ser ‘autor’? (2013). Disponível em: http://www.parabolaeditorial.com.br/website/index.php?option=com_content&view=article&id=261%3Aa-escrita-escolar-uma-pratica-que-desenvolve-nos-alunos-a-consciencia-de-ser-autor&catid=63%3Ablog&Itemid=131 Acesso em 25 Set de 2014.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Arte. Brasília: MEC, 1997.

REZENDE, Irene Severina. O ensino da literatura, engessado por leis e decretos. SILVA, Agnaldo Rodrigues (org.). Revista Ecos. Temática: Literatura, língua e ensino. Cáceres: UNEMAT Editora, volume 11, n. 2, 2011.

SILVA, Agnaldo Rodrigues; KARIM, Taisir M; COSTA, Vani Maria de Melo. Universidade, política e ensino: o Brasil do Século XXI. SILVA, Agnaldo Rodrigues; KARIM, Taisir M. Universidade e Política – temas do ensino. Cáceres: UNEMAT Editora, 2010, p. 15-34.

______. O ensino da literatura e da arte na educação básica: uma discussão metodológica. SILVA, Agnaldo Rodrigues (org.). Licenciaturas em foco: da universidade à escola. Cáceres: UNEMAT Editora, 2011, p. 15-27.

VIEIRA, Juçara Dutra. A condição docente: trabalho e formação. SOUZA, João Valdir Alves (org.). Formação de professores para a educação básica – dez anos de LDB. Belo Horizonte: Autência, 2007, p. 175-189.

Downloads

Publicado

01/08/2014

Como Citar

Karim, T. M., & Silva, A. R. da. (2014). DINÂMICAS DA LINGUAGEM: O ENSINO E A PESQUISA EM LÍNGUA, LITERATURA E ARTE. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 7(01), 1–11. https://doi.org/10.30681/real.v7i01.164

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)