COMPARAÇÕES CONCEITUAIS: UMA ANÁLISE SOB O VIÉS DA GRAMÁTICA NORMATIVA E DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Autores

  • Graciene Verdécio de Gusmão
  • Bruna Duarte Nusa

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v7i01.165

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o resultado de uma análise comparativa, de alguns aspectos, das concepções da Gramática Normativa e da Gramática Sistêmico-Funcional(GSF), mais especificamente, no sistema de avaliatividade. O arcabouço teórico utilizado para dar suporte para esta pesquisa foram autores que abordam sobre os conceitos de Gramática Normativa como: Bechara, (2006), Neves (2004) e Possenti,(1996); na Linguística Sistêmico-Funcional a partir de estudos de Halliday & Matthiessen (2004)esobre o Sistema de Avaliatividade  (Appraisal), contemplando Martine White(2005).

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Referências

BECHARA, Evanildo. Ensino da gramática: Opressão? Liberdade? – 12ª ed. São Paulo: Ática, 2006.

HALLIDAY, M.A.K. (1994/2004) An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold Publishers (2004. third edition revised by C.V. I.M. Matthiessen).

MARTIN, J. R. & White, P. (2005) The language of evaluation: Appraisal in English. London: Palgrave Macmillan.

NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? – 2ª ed. São Paulo: contexto, 2004.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.

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Publicado

01.08.2014

Como Citar

COMPARAÇÕES CONCEITUAIS: UMA ANÁLISE SOB O VIÉS DA GRAMÁTICA NORMATIVA E DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL. (2014). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 7(01), 12-20. https://doi.org/10.30681/real.v7i01.165