PCN’s E O LIVRO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA

Autores

  • Rodrigues de Souza Bortolozzo
  • Rodrigo de Santana Silva
  • Jocineide Macedo-Karim

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v7i01.166

Resumo

Esta pesquisa é resultado das discussões em sala de aula na disciplina Sociolinguística que trata das relações entre os sujeitos, a universidade e a escola, no intuito de verificar a abordagem social da utilização da linguagem. Tendo em vista que estamos em um curso de licenciatura e que o nosso futuro será a sala de aula, esta pesquisa tem por objetivo analisar o livro didático Por uma vida melhor (2011), vol. 2/ multidisciplinar, segundo segmento do ensino fundamental de Heloísa Ramos no intuito de verificar como este aborda as questões das variações linguísticas. Para tanto, buscou-se construir um quadro teórico capaz de dar conta de configurar a língua em sua natureza heterogênea, bem como estritamente relacionada a aspectos socioculturais, voltando-se o olhar ao tratamento dessa natureza da língua nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (BRASIL, 1998). Utilizou-se, portanto, para o trabalho, a pesquisa bibliográfica e documental; quanto aos objetivos, a pesquisa descritiva, de cunho qualitativo e quanto à perspectiva teórica, a pesquisa aplicada.

Referências

ALKMIM, T. M. Sociolinguística: Parte I. In: MUSSALLIM, F.; BENTES, A. C. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. v.1 São Paulo: Cortez, 2011, p. 21-47.

BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. p.163-189.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAMACHO, R. G. Sociolinguística: parte II. In: MUSSALLIM, F.; BENTES, A. C. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. v.1 São Paulo: Cortez, 2001, p. 49-75.

DIONÍSIO, A. P. Variedades linguísticas: avanços e entraves. In: DIONÍSIO, A. P.; BEZERRA, M. A. (orgs.). O livro didático de Português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 75-88.

FRANÇA, Simone dos Santos. BARROS, Adriana Lúcia de Escobar chaves. A abordagem da variação linguística no livro didático “Português de olho no mundo do trabalho”. – Campo Grande: Web-revista SOCIODIALETO, vol.2, N°2, 2012.

RAMOS, Heloisa. Por uma vida melhor- Coleção viver, aprender. Rio de janeiro. Editora Global. 2011.

Downloads

Publicado

01/08/2014

Como Citar

Bortolozzo, R. de S., Silva, R. de S., & Macedo-Karim, J. (2014). PCN’s E O LIVRO DIDÁTICO: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 7(01), 21–28. https://doi.org/10.30681/real.v7i01.166

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>