VIOLÊNCIA NA ESCOLA: UM NOVO OLHAR

Autores

  • Patrícia Aparecida da Silva
  • Ana Luiza Artiaga Rodrigues da Motta

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v7i01.170

Resumo

O objetivo desta reflexão incide em tomar o discurso sobre a violência, no ambiente escolar. O corpus constitui-se a partir de recortes de textos publicizados pela mídia, em que discutiremos a formação imaginária da sala de aula, a relação professor, aluno e a própria instituição de ensino. Sabe-se que, temos grandes índices de violência em âmbito nacional e em âmbito mundial, acontecendo com grande frequência no ambiente escolar. Para tanto, inscrevemo-nos na linha teórica materialista de Michel Pêcheux, na França, Eni Orlandi no Brasil e seus seguidores, com intuito de compreender o funcionamento da língua diante desse acontecimento de linguagem, na escola na relação dos sujeitos professor x aluno. A teoria do discurso visa, pois a compreender o lugar da interpretação na relação do sujeito com o mundo. Assim a interpretação é um gesto necessário ENTRE a língua e a história na produção dos sentidos, situando estes gestos tanto na dimensão do sujeito como na sociedade com suas instituições. Observaremos também, os diferentes mecanismos interpretativos nas diferentes materialidades. Sendo assim, “o gesto de interpretação se dá porque o espaço simbólico é marcado pela incompletude, pela relação como silêncio. A interpretação é o vestígio do possível” (ORLANDI, 1994).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças - Violência nas escolas. Ed. UNESCO, doações institucionais.

CALHAU, Lélio Braga. BULLYING: Implicações Criminológicas. João Pessoa (PB) 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: editora Paz e terra, 1987.

MARIA, Teresita E. S. Amaral Psicóloga Clinica – Valinhos, 2008 - Instituto São Paulo de Cidadania e Política .

MIRIAN, Rodrigues de Souza em seu artigo” Violência nas escolas: causas e consequências”. www.soudapaz.org/Acessado em 14/04/2012.

ORLANDI, Eni P. Discurso e Leitura.4 ed. SP: Cortez, 1999.

_______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

______. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas, SP: Pontes Editores, 2007;

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução Eni P. Orlandi. 5 ed. Campinas, SP: Pontes, 2008.

______. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni P. Orlandi (et.al.) 4 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1975.

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS / Presidência da República - Ministério da Justiça - Ministério da Educação Plano Nacional De Educação Em Direitos Humanos - UNESCO/Brasil.

ZALUAR, Alba (org). Violência e educação. São Paulo, Cortez editora, 1992.

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

Silva, P. A. da, & Motta, A. L. A. R. da. (2014). VIOLÊNCIA NA ESCOLA: UM NOVO OLHAR. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 7(01), 58–69. https://doi.org/10.30681/real.v7i01.170