ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA): EFEITOS DE SENTIDO SOBRE O CASO VICTOR HUGO DEPPMAN
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v7i01.173Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender, considerando discursos de diferentes vertentes – o do ECA, enquanto a voz da lei, e o da Mídia, filiado ao discurso jornalístico – de que modo se estabelece o litígio entre essas duas instâncias no momento em que questionam o que seja de fato o conceito de criminalidade e criminoso, dando visibilidade as marcas ideológicas que interpelam essas duas ordens discursivas, produzindo efeitos sobre o caso Victor Hugo Deppman. Para constituição do corpus tomo como dispositivo teórico a Análise de Discurso materialista, de matriz francesa (doravante AD), que nos permite compreender os efeitos de sentido constituídos no/sobre o discurso jurídico e midiático.Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 8.069 – 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Brasília: Senado Federal, 1985. 171 p.
ORLANDI, Eni P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
______.As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas, SP. Editora da Unicamp, 2007 a.
______.Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5ªed. Campinas, SP. Pontes Editoras, 2007b.
______.Análise de discurso: princípios e procedimentos. 10ª ed. Campinas, SP. Pontes Editora, 2013.
Jornal O Globo Opinião. Disponível no site: http://oglobo.globo.com/opiniao/o-menor-infrator-de-volta-agenda-8101273. Acesso 03/07/2013, às 17h28minh.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).