OS NOMES DA PRAÇA CENTRAL DA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS-MT

Autores

  • Fátima Graziele de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Neuza Benedita da Silva Zattar

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v7i01.175

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de nomeação da Praça central da cidade de São José dos Quatro Marcos, a partir da nomeação oficial Praça dos Bandeirantes, especificamente, nos processos que constroem a relação do nome com aquilo que foi nomeado. A pesquisa se inscreve no campo teórico da Semântica do Acontecimento, de Eduardo Guimarães (2002, 2005), e tem como corpus a lei de nomeação oficial do logradouro público, bem como recortes retirados do blog da Secretaria Municipal e a imagem da placa de sinalização urbana. Ao tomarmos essas materialidades, pretendemos observar como o nome da Praça significa e produz sentidos nos acontecimentos de linguagem em que é nomeada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GUIMARÃES, Eduardo. Análise de texto. Procedimentos, Análises, Ensino. Campinas, SP, Editora RG, 2011.

______. Enunciação e história. In: História e sentido na linguagem. (Org.). Editora da Unicamp. Campinas, 1989.

______. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. 4. ed. Campinas, SP: RG, 2010.

______. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.

KARIM, Taisir Mahmudo. Dos nomes à História o processo constitutivo de um Estado: Mato Grosso. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP: 2012. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/.

ORLANDI, Eni. Os sentidos de uma estátua: Fernão Dias, individuação e identidade pousoalegrense. In: ORLANDI, Eni. Discurso, Espaço, Memória – Caminhos da Identidade no Sul de Minas. Editora RG. Campinas, 2011.

ZATTAR, Neuza. Calçadas: espaços públicos ou privados? In: Línguas e Instrumentos Linguísticos. ed. nº 23/24. Campinas, SP: Editora RG, 2008.

Downloads

Publicado

2014-08-01

Como Citar

Souza, F. G. de, & Zattar, N. B. da S. (2014). OS NOMES DA PRAÇA CENTRAL DA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS-MT. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 7(01), 29–38. https://doi.org/10.30681/real.v7i01.175

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)