OS NOMES DA PRAÇA CENTRAL DA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v7i01.175Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de nomeação da Praça central da cidade de São José dos Quatro Marcos, a partir da nomeação oficial Praça dos Bandeirantes, especificamente, nos processos que constroem a relação do nome com aquilo que foi nomeado. A pesquisa se inscreve no campo teórico da Semântica do Acontecimento, de Eduardo Guimarães (2002, 2005), e tem como corpus a lei de nomeação oficial do logradouro público, bem como recortes retirados do blog da Secretaria Municipal e a imagem da placa de sinalização urbana. Ao tomarmos essas materialidades, pretendemos observar como o nome da Praça significa e produz sentidos nos acontecimentos de linguagem em que é nomeada.
Downloads
Referências
GUIMARÃES, Eduardo. Análise de texto. Procedimentos, Análises, Ensino. Campinas, SP, Editora RG, 2011.
______. Enunciação e história. In: História e sentido na linguagem. (Org.). Editora da Unicamp. Campinas, 1989.
______. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. 4. ed. Campinas, SP: RG, 2010.
______. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.
KARIM, Taisir Mahmudo. Dos nomes à História o processo constitutivo de um Estado: Mato Grosso. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP: 2012. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/.
ORLANDI, Eni. Os sentidos de uma estátua: Fernão Dias, individuação e identidade pousoalegrense. In: ORLANDI, Eni. Discurso, Espaço, Memória – Caminhos da Identidade no Sul de Minas. Editora RG. Campinas, 2011.
ZATTAR, Neuza. Calçadas: espaços públicos ou privados? In: Línguas e Instrumentos Linguísticos. ed. nº 23/24. Campinas, SP: Editora RG, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).