VINÍCIUS DE MORAES E A TRANSIÇÃO ESTILÍSTICA DA CONCEPÇÃO AMOROSA: DO POETA RELIGIOSO AO POETA DOS PRAZERES
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v10i2.1787Resumo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as duas fases da poesia de Vinícius de Moraes, mais precisamente no que se refere às possíveis mudanças no estilo poético com o qual o autor aborda o amor em seus textos. Para isso, selecionou-se poesias de ambas as fases do escritor a fim de comprovar que essa transição promove tanto uma alteração na abordagem do sentimento amoroso quanto na mudança de estilo de uma fase para outra em função da carga ideológica presente na escolha lexical realizada pelo autor. Dessa forma, os pressupostos teóricos de Martins (1989), Lapa (1991) e Paz (1994) serão de grande valia às propostas aqui empreendidas, de modo a dar conta dos objetos a serem averiguados na pesquisa.
Palavras-chave: Vinícius de Moraes. Estilística. Amor. Carne x Espírito.
Downloads
Referências
CASTELLO, José. Vinícius de Moraes: o poeta da paixão/ uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
LAPA, Manuel Rodrigues. Estilística da língua portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. São Paulo: Ática: 2008.
MARRACH, Sonia Aparecida Alem. A arte do encontro de Vinicius de Moraes: poemas e canções de uma época de mudanças. São Paulo: Escuta, 2000.
MARTINS, Elisabeth Dias. Modernismo – 80 anos. Fortaleza: Academia Cearense de Letras, 2002.
MARTINS, Nilce Sant’Anna. Introdução à estilística: a expressividade na língua portuguesa. São Paulo: T.A Queiroz: Editora da Universidade de São Paulo, 1989.
MORAES, Vinícius. Poesia completa e prosa: volume único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998.
PAZ, Octavio. A dupla chama: amor e erotismo. São Paulo: Sciliano, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).